domingo, 29 de novembro de 2009

Seis motivos para o Hexa

Faltando apenas uma rodada para terminar o Campeonato Brasileiro, a torcida do Flamengo tem pelo menos seis grandes motivos para acreditar do sexto título.

Justiça a parte, o Flamengo está com a mão na taça do BR09. Após vencer o Corinthians em um jogo com uma arbitragem polêmica, o mengão precisa vencer o Grêmio no Maracanã para ser campeão. Com o tropeço do São Paulo, o clube carioca pode conquistar o título no último jogo mais fácil entre as conquistas anteriores. Confira os seis motivos para acreditar no hexa.

Maracanã lotado

O Flamengo sempre foi muito forte no maior estádio do Brasil. O clube conquistou em 2009 o tricampeonato consecutivo contra o Botafogo no estádio, se tornando o maior campeão do estado, superando o Fluminense. O time já levantou vários títulos no Estádio Mario Filho, inclusive o Brasileirão

Adriano

O imperador não jogou a última partida contra o Corinthians por ter sofrido uma queimadura no pé, mas deve ser presença certa no jogo final. Junto com Petkovic, Adriano tem decidido nas últimas partidas e como ainda briga pela artilharia da competição, vai querer deixar a marca.

Torcida

Uma das maires do mundo, a torcida do Flamengo está carente do título brasileiro. Cansada de ganhar apenas o estadual, a torcida abraçou o time e foi fundamental na campanha da equipe. O Flamengo é o time com a maior média de público da competição e também com a maior arrecadação (Dados referentes até a rodada 36). Com promessa de Maracanã lotado, a torcida deve mais uma vez fazer a parte dela.

Bruno

Se na frente Adriano e Petkovic têm garantido os gols, o grande responsável pela defesa rubro-negra é o goleiro Bruno. Além de defesas sensacionais, o goleiro se destacou por defender muitos penaltis durante o Campeonato. Ídolo da torcida, Bruno tem a confiança e crédito com a nação.

Jogo contra o Grêmio

A rivalidade com o tricolor gaúcho é antiga. Os clubes já decidiram Campeonato Brasileiro. Em 1982, o Flamengo conquistou o segundo título nacional contra o time do Rio Grande do Sul. Mas a rivalidade para o Grêmio na última rodada será outra. O rival Internacional ainda briga pelo título e depende de pelo menos um empate do tricolor contra o Flamengo. No último jogo do Grêmio, parte da torcida do tricolor gritou para o time deixar o Flamengo ganhar para evitar o título do Inter. Outro bom motivo para acreditar na vitória é que o Grêmio tem o pior aproveitamento como visitante no BR09. O time gaúcho deve escalar um time misto para o jogo. Motivos de sobra para a torcida do mengão acreditar.

Nunca foi vice

Quando chega ganha. Esse é o Flamengo no Brasileirão. O time carioca nunca foi vice-campeão e chegou apenas uma vez em terceiro lugar no campeonato de 2007. Parece que a tradição será mantida.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Para conquistar a América

Antes do fim da temporada, diretoria do Corinthians já tem quase tudo pronto para o ano do centenário

2009 já acabou. Pelo menos para o Corinthians sim. E para quem pensa que não, 2010 já começou para o timão. Antes mesmo de acabar o BR09, a equipe de Mano Menezes já contratou quase toda a equipe do centenário. Iarley, Tcheco, Ralf e Roberto Carlos já estão arrumando as malas para o Parque São Jorge.

Mano Menezes garantiu em uma entrevista que terá o time completo antes do início da pré-temporada. Assim como aconteceu neste ano, isso deixa o Corinthians um passo a frente dos rivais. A chegada de mais um zagueiro e um meia encerrariam as contratações da equipe. Os nomes da diretoria são o astro argentino Riquelme e o zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo e seleção brasileira.

Como essas contratações são complicadas, o Corinthians já teria um plano B. O meia Leandro Domingues do Vitória e o zagueiro Leandro Castan do Barueri podem chegar.

O que quero dizer com tudo isso? O Corinthians tem um planejamento já defido e os nomes na mesa. Esse seria o segredo do sucesso para o timão repetir o primeiro semestre de 2009 e conquistar a Libertadores no ano do Centenário.

Além disso, o planejamento de marketing da equipe vai crescendo cada vez mais. Assim como ocorre na Europa, o time antecipou a venda dos três jogos que mandará em casa pela Libertadores e terá uma renda extra para começar a temporada. O time já vendeu mais da metade dos ingressos para os sócios-torcedores.

Uma renovação recorde com a Nike e os patrocinadores conquistados com a ajuda de Ronaldo, levaram o Corinthians a um patamar financeiro acima do nível brasileiro, comparado apenas com o já consagrado São Paulo. Ronaldo promete mais e a Fiel pode esperar novidades em breve.

CT e Estádio

O CT do Parque Ecológico que tem previsão para ser entregue completamente em Setembro de 2010, quando o clube completa 100 anos, será de primeiro mundo. Além de ser feito com padrões ecológicos, será um dos melhores do mundo e poderá ser utilizado por um dos países na Copa de 2014.

Outra grande novidade é em relação ao estádio. O presidente Andrez Sanches e o diretor de marketing, Paulo Rosemberg não querem que o Corinthians passe o centenário sem uma decisão sobre o estádio do clube. Os diretores deram um ultimato a prefeitura de São Paulo quanto a concessão do Pacaembu. O prazo é até o fim de 2009. Se nada for definido, o presidente do timão já tem uma boa proposta em mãos. O grupo Advento, uma empresa empreendedora, entregou uma proposta de estádio em que o clube não arcaria com nenhum custo para levantar o estádio em Itaquera. O problema é que o Corinthians receberia uma parcela menor quanto a receita gerada pela venda de camarotes e cadeiras cativas. Com o Pacaembu, o Corinthians teria toda a receita.

A decisão porém esbarra na decisão da prefeitura liberar a concessão do estádio municipal. O que se fala é que a proposta da construção do estádio é viável e que poderia ser aceita para abafar uma provável perda da Libertadores.

Caso vença a competição continental, os torcedores fieis poderiam se gabar de ter as conquistas mais desejadas no ano mais especial da história do clube. Sonho? Sim, mas plenamente possível.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Missão Honduras

O editor e fotógrafo, Wilson Pedrosa conta como foi a viagem dele a Honduras

Na terça-feira (3) de agosto, o editor e fotógrafo, Wilson Pedrosa, esteve no IESB para contar como foi a viagem a Honduras e os detalhes da convivência com jornalistas, pessoas de outros países e com o presidente deposto do país, Manuel Zelaya.

Hoje no jornal “Estadão”, Pedrosa disse que estava na Colômbia quando foi chamado pelo jornal para ir para Honduras. “Procura a embaixada de Honduras e consegue um visto para ir para lá. O presidente Zelaya entrou na embaixada brasileira. Esquece o que você está fazendo na Colômbia que queremos você lá”, disse o fotógrafo, explicando como foi chamado para ir para Honduras.

Com o aeroporto de Honduras fechado, as alternativas para entrar no país eram por Nicarágua ou El Salvador. Optando por El Salvador, Pedrosa e a equipe selecionada pelo Estadão embarcaram para o país. O primeiro problema enfrentado pela sucursal foi o cancelamento dos veículos que levariam a equipe de carro a Honduras. Motivo: era muito perigoso atravessar a fronteira, pois o país vizinho já estava em estado de sitio.

Graças a um contato com uma das pessoas que ajudaram na viagem, a equipe conseguiu um acordo por 300 dólares para algumas pessoas os deixarem em Honduras. Primeiro, um carro os levou até a fronteira. Eles atravessaram o caminho a pé, pois o carro de El Salvador não poderia atravessar e pegaram outro carro já dentro de Honduras.

No caminho, eles encontraram com alguns personagens, camioneiros, uma mãe com filhos e outros querendo chegar a Honduras. Pedrosa foi apresentando diversas fotografias tiradas durante o caminho até Tegucigalpa, capital de Honduras.

Nas ruas da capital, diversas manifestações contra e a favor de Zelaya. Duas embaixadas eram fortemente vigiadas pela polícia, a do Brasil e a americana. Para entrar em contato com seus veículos de comunicação, muitos jornalistas utilizavam a estrutura de uma franquia de uma lanchonete americana que ficava próxima a embaixada brasileira. O serviço de wi-fi da lanchonete a transformou quase numa sala de imprensa.

Na embaixada, Pedrosa fez a maioria da reportagem, já que o repórter que estava junto com ele saiu dois dias depois. Quem saia da embaixada não conseguia voltar depois.

Histórias curiosas como o metal que o Zelaya colocou na janela do escritório para evitar radiações que viessem de fora, o porta-chapéus do Zelaya (um rapaz que carregava um chapéu para o presidente onde quer que ele fosse), o chapéu em cima da TV nos jogos da seleção de Honduras, tudo isso e outras histórias em belíssimas fotos documentadas por Pedrosa.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

“A Record não escolhe candidato”, diz Azenha

Em Palestra no IESB, Luis Carlos Azenha fala sobre a blogosfera e os motivos pelo qual saiu da Globo

Na semana entre 26 e 30 de outubro, a Escola Livre de Jornalismo e o IESB (Instituto de Ensino Superior de Brasília), realizaram um ciclo de palestra na faculdade sobre o grande crescimento dos blogs e a importância deles para a mídia. Entre os palestrantes, jornalistas conceituados e com blogs com milhares de acessos diários como Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Viana e Marco Weissheimer.

Na palestra de Luiz Carlos Azenha, na terça-feira (27), o jornalista contou sua trajetória e os motivos que o levou a criar o blog. Durante a passagem pela Rede Globo entre 2001 e 2006, Azenha trabalhava como correspondente internacional em Nova York. Ele tinha 40 segundos na emissora para transmitir sobre economia e política na emissora. Com tempo disponível, Azenha decidiu criar um blog próprio.

Mas o blog de Azenha não teve sucesso logo de início. Durante as eleições de 2006, Azenha percebeu que diversas matérias transmitidas pela Globo eram contra o governo atual e a favor da oposição. Ao ficar sabendo que a Globo não pretendia transmitir uma gravação sobre o “Escândalo das Ambulâncias” que prejudicaria o candidato ao governo de São Paulo, José Serra (PSDB), o blogueiro recebeu a gravação e publicou no blog. Aquilo foi uma febre e os jornais que eram contra ou fingiam não saber do escândalo, publicaram a notícia.

Os interesses da mídia ficaram mais claros e muitos jornalistas criaram blogs para debater e esclarecer esses fatos na rede.

Azenha disse que os blogs estão tendo cada vez mais usuários acessando e que o blog dele já recebe mais visitas que portais de grandes revistas. Apesar disso, ainda não é possível ganhar dinheiro para viver apenas do blog. “O que eu recebo de propaganda no blog, apenas me permite pagar mais dois colegas que trabalham comigo”, falou o jornalista.

O blogueiro, porém, acredita que em um médio prazo, veremos muitos jornalistas vivendo apenas dos blogs. “Com o crescimento da audiência da blogosfera, os principais meios de comunicação perderão um pouco de influência e veremos grandes jornalistas trabalhando apenas para os blogs” ressaltou Azenha.

Sobre a escolha de mudar para a Rede Record, ele disse que foi pela liberdade. “A Record me deixa escolher pauta e escrever meu texto, além de não escolher candidato”, concluiu o palestrante.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Nelsinho Piquet: talento ou oportunismo?

O início nas pistas do piloto que se envolveu no mais recente episódio de sabotagem na F1

Ao longo dos anos, a Fórmula 1 - categoria de maior prestigio do automobilismo mundial – passa por diversas polêmicas. Na última delas, Nelson Angelo Tamsma Piquet, 24, mais conhecido por Nelsinho Piquet, confessou ter batido o carro intencionalmente para favorecer a corrida de seu então companheiro de equipe, Fernando Alonso.

Segundo Nelsinho, ele provocou o acidente para melhorar sua posição na equipe e conseguir a renovação de contrato para as próximas temporadas. Muitos pilotos da categoria questionaram a atitude de Piquet, inclusive o brasileiro Rubens Barrichello que disse que Nelsinho não deveria mais correr.

Como Nelsinho conseguiu chegar na F1 tão jovem após conseguir resultados impressionantes e ao mesmo tempo ter sua carreira ameaçada na principal categoria do automobilismo? Seria o fim da linha para o jovem piloto?

Aos 8 anos, Nelsinho veio morar em Brasília, trazido pelo pai que queria transformá-lo em um grande piloto. Até então, Nelsinho morou com a mãe Sylvia Tamsma, em Mônaco na França.

O pai Nelson Piquet tinha largado a F1 há pouco tempo, e devido a diversos compromissos, o tricampeão mundial não tinha tempo para acompanhar o filho. Para preparar Nelsinho, o pai contratou pessoas de confiança e trouxe bons treinadores para o filho. Agnaldo Camba é o grande responsável pela trajetória de sucessos de Nelsinho antes da F1. Ele treinou o filho de Nelson do início no kart até a categoria GP2, principal ponte para a elite do automobilismo.

Nelsinho sempre teve tudo do melhor. Desde a categoria “Cadete”, para garotos entre oito e onze anos, o garoto não tinha apenas incentivo, mas a melhor estrutura possível. Ele tinha um kart para cada tipo de pista, seja asfalto molhado, seco, asfaltos pouco ou muito abrasivos, para circuitos com muitas retas ou curvas, tudo escolhido e preparado para ele ser o melhor.

Mesmo com tanto investimento, os primeiros anos de Nelsinho não foram satisfatórios. Do início em 1993 até o primeiro título foram quatro anos, quando ele conquistou o Campeonato Brasiliense e o Brasileiro de 1997. Algumas pessoas que trabalham nos bastidores de onde o piloto começou, dizem que ele não tinha muito talento para correr. “O Nelsinho foi feito piloto e não nascido para ser piloto”, disse Todinho, um dos mecânicos que viram o começo do ex-piloto da Renaut.

No começo do Kart, Nelsinho era descontraído e andava naturalmente entre os boxes de outros pilotos e amigos do início da carreira. Mas depois de um tempo, criou desavenças nas corridas, o que o tornou um piloto mais sério, de poucas palavras e mais comprometido com resultados.

No kart, a diferença entre os carros é muito pequena. Detalhes como o jogo de pneus faz muita diferença. Correr com pneus novos faz o piloto ter melhor rendimento na pista. Para Nelsinho estar na frente, a troca de pneus era mais freqüente que dos adversários. “Muitas vezes eu vi o Agnaldo trocar os pneus do carro do Nelsinho com pouco mais de dez voltas corridas. Para ninguém pegar o jogo pouco usado, ele rasgava na nossa frente”, disse um dos pilotos que corriam com Piquet.

Nelsinho sempre foi cobrado para ser o melhor. Aos poucos foi se tornando um piloto vencedor. Treinava bastante para acertar cada curva e fazer tempos mais baixos. No Kartódromo Ayrton Senna, no Guará (DF), Nelsinho tem até hoje o recorde da pista com 35,20 segundos, conquistado quando estava na categoria “Graduado B”, para pilotos com mais de 14 anos, promovidos da categoria “Novato”.

Depois que Nelsinho entrou na F1, Agnaldo Camba deixou de acompanhar o piloto. No momento ele prepara o filho mais novo de Nelson Piquet, o garoto Pedro Piquet. Diferente de Nelsinho, Pedro conseguiu resultados expressivos desde o começo de sua carreira. Recentemente ele foi promovido para a categoria “Junior Menor”, para garotos entre 11 e 13 anos.

Pedro treina geralmente três vezes por semana entre o Kartódromo do Guará e o Autódromo Nelson Piquet, na Asa Norte, em Brasília. Vigiado de perto por Agnaldo, o garoto demonstra talento e se prepara forte para seguir os passos do pai.

Passado a crise, Nelsinho sabe que seu nome está marcado e será sempre associado ao escândalo. O ex-piloto da Renaut quer começar do zero para limpar o erro que cometeu e voltar um dia a correr de fórmula 1, para tentar realizar o sonho de ser campeão mundial.

Acervo

O tricampeão mundial de F1, e precursor dos filhos, Nelson Piquet, é empresário em diversos ramos de atuação e acompanha de perto as carreiras de Nelsinho e Pedro Piquet. No autódromo de Brasília - que leva o nome dele - Nelson Piquet tem um grande espaço onde guarda diversos karts desde a época em que Nelsinho corria, até os primeiros passos de Pedro. A criação de um museu com preciosidades da família Piquet no automobilismo, não está descartada pelo patriarca.

Autódromo Internacional Nelson Piquet – Brasília DF



Largada – 1993 – Nelsinho começa sua carreira no Kart com 8 anos.

Curva 1 – 1997 – Depois de um início sem alarde, o piloto consegue seus primeiros títulos: Campeão Brasiliense e Brasileiro de Kart.

Curva 2 – 1998 – Nelsinho vence o Campeonato Brasiliense, mas deixa escapar o Brasileiro de Kart

Curva 3 – 1999 – Na principal categoria estadual do Brasil, Nelsinho vence o Campeonato Paulista, além do Brasiliense e da segunda conquista do Brasileiro.

Curva 4 – 2000 – Na última temporada no Kart, Nelsinho vence o Brasileiro pela terceira vez.

Curva 5 – 2001 – Estréia na F3 Sul-Americana na sexta corrida, após completar 16 anos

Curva 6 – 2002 – Na temporada seguinte, conquista o título vencendo 13 das 18 corridas, além de fazer 16 poles.

Curva 7 – 2003 - Após o sucesso na América do Sul, Nelsinho vai disputar a Fórmula 3 Inglesa. Com a própria equipe “Piquet Sports”, o brasileiro ganha reconhecimento internacional e é chamado para fazer teste na equipe “Willians” de Fórmula 1.

Curva 8 – 2004 – No ano seguinte, Nelsinho conquista o título da F3 inglesa e se torna o piloto mais novo a vencer na categoria.

Curva 9 – 2005 – Nelsinho estréia na recém criada GP2, idealizada para ser a principal categoria de acesso a F1.

Curva 10 – 2006 – Na segunda temporada na GP2, Nelsinho conquista o vice-campeonato, atrás apenas do britânico Lewis Hamilton

Curva 11 – 2007 – Nelsinho é contratado para ser piloto de testes da Renaut.

Curva 12 – 2008 – Ao lado do bi-campeão mundial Fernando Alonso, Nelsinho se torna titular da Renaut.

Chegada – 2009 – Nelsinho é afastado da Renaut e confessa escândalo envolvendo equipe.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Exemplo Argentino

Saiu essa semana no site globoesporte.com, uma enquete sobre o jogador mais mercenário do futebol brasileiro. A enquete foi inspirada numa pesquisa do L'equipe, da França, no qual o atacante brasileiro Robinho foi considerado o jogador mais mercenário do futebol mundial.

Mas será que os jogadores brasileiros só pensam no dinheiro? Na minha opinião sim. Para começar o salário de um jogador de futebol é uma coisa totalmente irreal dentro do mundo que vivemos. Crise mundial? Para os jogadores isso não existe.

O meia Douglas do Corinthians saiu do time para jogar em um time dos Emirados Árabes. Motivo: Garantir estabilidade para a família. Os 80 mil reais mensais que o jogador recebe não é o suficiente para isso?

Não vou tomar apenas o caso do jogador do Corinthians que poderia muito bem ir para o futebol espanhol, inglês ou italiano, devido a sua grande habilidade e categoria rara de se encontrar no Brasil, mas este é o caso de 10 em 10 jogadores no país.

Podem perguntar para qualquer garoto, qual o seu sonho para a sua carreira? A resposta vai ser: Ganhar títulos no meu time e depois ir para fora do país para ganhar minha independência econômica. Seria o jogador brasileiro mercenário desde a sua origem nas categorias de base? Sim, sim e sim.

O grande responsável para que isso ocorra, são os empresários, que graças a Lei Pelé, estão enchendo o bolso de dinheiro e deixando os clubes na dependência dos garotos agenciados por estes verdadeiros cartolas da bola. Muitos deles, possuem mais poder financeiro que a maioria dos grandes clubes do Brasil.

Os empresários atuam observando jogadores promissores, ainda na fase de 14, 15 anos, quando estes meninos não podem ter contrato com os times. Estes meninos são apresentados aos grandes clubes e caso queiram ficar com o menino, precisam ceder parte dos direitos financeiros (percentagem em uma futura venda) ao empresário que só ganha com esta ação.

Durante toda a carreira estes agentes influenciam os atletas que eles tem que ganhar cada vez mais dinheiro, sugar o clube e ir para a Europa, sem mesmo criar uma identidade com o seu clube, fazendo com que grandes ídolos sejam cada vez mais raros.

Mas por que do título ser de nossos hermanos portenhos? Vou citar dois jogadores que são exemplos de identidade com o clube. Riquelme disse ao voltar para o Boca Juniors em 2007, com 29 anos de idade, que pretendia encerrar a carreira no clube e que jogaria até de graça, aceitando receber muito menos do que quando jogava na Europa. Outro exemplo é o meia Verón do Estudiantes. O jogador atual campeão da Libertadores da América, aceitou reduzir seu saldo em 40% para poder continuar na equipe.

Não tenho os dados de quanto é a folha mensal dos principais clubes da Argentina, mas tenho a certeza que não chega nem perto dos quase cinco milhões de Corinthians e São Paulo. Um dinheiro gasto que nem sempre traz o retorno esperado.

Enquanto no Brasil, Ronaldo em fim de carreira ganha mais de um milhão de reais, Adriano e Fred beiram meio milhão, os argentinos voltam aos seus clubes por amor a camisa.

O que fazer para mudar isso? Pode ter certeza que os clubes são as maiores vitimas disso tudo. Somente uma revolução no futebol brasileiro poderia mudar isso, a começar pela mudança do comando da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), onde Ricardo Teixeira manda e desmanda sem limites. Esse seria o primeiro passo para o futebol brasileiro acabar com esse estigma de jogadores mercenários.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Terra à vista!

Após alguns dias sem atualização, como vem sendo frequente aqui no blog, volto com mais um post sobre o Campeonato Brasileiro, o BR09. Antes, mais uma vez queria me desculpar com os seguidores deste humilde blog de esportes. Estou em semana de ensaios com minha banda, Aeronave, e temos um show domingo às 14h, no Guará-DF. Para quem tiver interesse, entre em contato pelos recados aqui do blog deixando o e-mail para contato que eu responderei.

Voltando ao assunto. Terra à vista! É isso mesmo. Estamos ainda na décima-quinta rodada do BR09, mas já estou prevendo o futuro dos clubes até o fim da competição. Acompanho as matérias da revista "Placar", e eles sempre lançam em seus guias, pelo que cada equipe brigará na competição.

Quando chega o fim do primeiro turno, eles lançam a segunda edição com o guia do segundo turno, e também um palpite sobre qual posição cada time chegará. Sempre tive vontade de fazer isso assim como desafiar o que considero o maior jornalista esportivo do Brasil, Paulo Vinicius Coelho, o PVC, para ver quem acerta mais jogos no campeonato.

O detalhe é que vou antecipar a Placar, e madar meus palpites antes do fim do primeiro turno e com ainda o mês de Agosto inteiro de janela de transferências da europa a todo vapor.

Analisando o que será de cada time, acompanhei jogos de todas as equipes e analisei cada elenco antes de fazer este post. Claro que explicar ponto a ponto, daria conteúdo para uma revista especial, mas não vejo nada muito diferente do que a própria tabela do Brasileiro nos mostra.

Título e Libertadores

1.Palmeiras
2.Atlético-MG
3.Grêmio
4.Corinthians
5.São Paulo

O Palmeiras aparece como o time mais regular para levantar a taça. O time paulista mostra regularidade em competições longas e de pontos corridos. No Campeonato Paulista, o time de Parque Antártica não teve dificuldade para assegurar o primeiro lugar na fase de classificação, deixando para trás os fortíssimos, São Paulo e Corinthians. Mesmo sem Keirrison, Muricy conseguirá levar o time ao penta. Diego Souza, Pierre e Cleiton Xavier são a base do time. O verdão ainda conta com o experiente Edmilson e com a boa fase de Obina. É isso mesmo, Obina!

O Atlético-MG tem uma bom time títular, mas os reservas não substituem os onze iniciais a altura. Celso Roth é um bom treinador, mas vai amargurar outro vice e continuará com sua fama de só chegar e não ganhar.

Muitos vão questionar o fato de o Grêmio ter ficado na frente do Internacional. Explico. O colorado perdeu Nilmar que era meio time. O jogador da seleção faz muita falta e o colorado não aguentará até o fim. Já o Grêmio conta com excelente time e não vejo que perderá muito nesta janela. Time vai conseguir uma boa arrancada.

Corinthians e São Paulo. Os dois times paulistas não vivem um bom momento, mas todos sabem que na reta final, estes dois atropelam. Não o suficiente para chegar ao título, mas sim a Libertadores. O Corinthians foi o que mais sofreu com a janela, mas a com vaga já garantida, o objetivo é montar o time para a Libertadores. A equipe fará como na Série B do ano passado, quando contratou jogadores durante o torneio. Fazer isto numa competição como a Série A, custará o título, no qual os alvinegros disputariam se não perdesse jogadores importantes como André Santos e Cristian. Já o tricolor do Morumbi contará com a volta de Rogério Ceni para conseguir uma boa arrancada para garantir a vaga na Libertadores.

Sul Americana

6.Internacional
7.Goiás
8.Cruzeiro
9.Vitória
10.Santos
11.Barueri
12.Flamengo
13.Avaí

O Internacional vai querer esquecer o centenário. A pressão da torcida vai fazer a equipe cair de rendimento e ficar de fora da Libertadores. O Cruzeiro, vai se recuperar, mas não a ponto de disputar o título. Provavelmente perderá Kléber na janela. Santos e Flamengo vão conciliar bons e maus momentos. Mais maus do que bons.

Não fede nem cheira

14.Botafogo
15.Coritiba
16.Santo André

Estes três times não conseguem manter uma regularidade e vão passar todo o campeonato beirando a zona da sul Americana e do rebaixamento.

SEGUNDONA

17.Fluminense
18.Sport
19.Atlético-PR
20.Náutico

Sem escapatória. Os meus palpites mais convictos são sobre os times que caíram para a segunda divisão. Pode até ser em ordem de posições diferentes, mas estes são os quatro da Série B 2010. Desde o começo do Campeonato, apresentaram um futebol pífio e com jogadores de baixo nível. O Sport foi a grande decepção. Após boa campanha na Libertadores, o time não para de cair. O Fluminense de Fred e Conca é uma tristeza para qualquer torcedor tricolor que diferente de 2008, não escapará da segunda divisão.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O ataque da janela 2009

A janela não perdoou o atual campeão Corinthians. De uma só vez, saíram André Santos e Cristian, jogadores fundamentais no esquema de Mano Menezes. O caso mais grave ocorre na lateral-esquerda, já que com a saída do titular da seleção brasileira, o Corinthians conta apenas com Bruno Bertucci que está na seleção brasileira sub-20 e com o lateral/zagueiro, Escudero que está no departamento médico.

Para o jogo desta quinta-feira contra o Vitória, o técnico Mano Menezes deve improvisar o zagueiro Diego na lateral. Dizem que Sylvinho, atual campeão da Liga dos Campeões pelo Barcelona deve chegar. Caso venha, ele só poderia estrear no início de Agosto, como todos os jogadores vindos da Europa na última temporada.

Já para a saída de Cristian, o timão conta com boas alternativas. Jucilei vem fazendo ótimas partidas quando algum volante não joga. O jovem jogador que veio da filial do Paraná, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Paranaense na campanha do vice-campeonato do Corinthians Paranaense.

A outra opção seria Edu, jogador que veio do Valência da Espanha. Mas será que ele ainda pode render como nos bons momentos na carreira? É uma aposta.

Se formos analisar pelas perdas, o Corinthians perdeu jogadores fundamentais que podem comprometer a bela campanha do time até aqui, mas caso Sylvinho venha mesmo e Jucilei continue fazendo boas atuações, o timão não perderia tanto assim.

No mais tardar teremos as respostas para estas questões. Fato é que outros times também devem perder jogadores importantes. Como o Corinthians tem um bom elenco, ele pode se recuperar mais rápido que os rivais. Vamos aguardar.

Tabelão

Mais uma rodada do BR09. Não uma simples rodada, mas a rodada de grandes clássicos. Mas o meu destaque não vai para nenhum dos grandes jogos estaduais, mas a vitória do Avaí contra o Sport na Ilha do Retiro. Com o resultado, a equipe de Santa Catarina deixa a zona do rebaixamento e coloca o Sport na berlinda. Outro grande resultado foi a vitória do Barueri sobre o Náutico por quatro gols a zero. Começo a ver um final infeliz para os times de Pernambuco em dezembro. Ronaldo brilhou e o Corinthians venceu, mas isso já não é novidade. O Cruzeiro vai ter muito trabalho para voltar a figurar entre os primeiros, não pelo time que é excelente, mas sim pelo trauma da eliminação. Perder um torneio como os celestes perderam não é fácil de superar. Vamos ao resulatdo:

Palmeiras x Santo André - Leandro e PVC
Fluminense x Goiás
Cruzeiro x Corinthians - PVC
Vitória x Atlético-MG - Leandro
Grêmio x Internacional - Leandro
Atlético-PR x Coritiba - Leandro
São Paulo x Santos
Flamengo x Botafogo - PVC
Barueri x Náutico - Leandro e PVC
Sport x Avaí

Resultado:

Leandro 5 x 4 PVC

Classificação:

Leandro 43 pts
PVC - 41 pts

Até!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Palpitão da Rodada

Rodada de super clássicos no Brasileirão. Minas, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo recebem grandes jogos estaduais. Como dizem que em clássico não tem favorito, acertar os resultados dos jogos fica mais difícil. Para mim, O jogo destaque da rodada é o clássico gaúcho entre Grêmio e Internacional. Dependendo de quem ganhar, o campeonato pude mudar um pouco. Ou embola tudo, ou os líderes vão se distanciar. Vamos aos palpites.

Meus palpites

Palmeiras x Santo André - Palmeiras
Fluminense x Goiás - Fluminense
Cruzeiro x Corinthians - Empate
Vitória x Atlético-MG - Empate
Grêmio x Internacional - Grêmio
Atlético-PR x Coritiba - Empate
São Paulo x Santos - Empate
Flamengo x Botafogo - Flamengo
Barueri x Náutico - Barueri
Sport x Avaí - Sport

Palpites do PVC

Palmeiras x Santo André - Palmeiras
Fluminense x Goiás - Empate
Cruzeiro x Corinthians - Corinthians
Vitória x Atlético-MG - Atlético-MG
Grêmio x Internacional - Internacional
Atlético-PR x Coritiba - Coritiba
São Paulo x Santos - Santos
Flamengo x Botafogo - Empate
Barueri x Náutico - Barueri
Sport x Avaí - Sport

Bom final de semana a todos e até a próxima.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dale campeón Estudiantes

Estava olhando na internet após a final da Libertadores, e encontrei no blog do Risek, tudo que queria dizer. Sem mais nem menos. Confira:

Os argentinos ganharam as últimas cinco finais que disputaram contra times brasileiros. E, detalhe, com a batalha final sempre disputada aqui…

Em 1994, o Velez bateu o São Paulo. O Boca Juniores fez a festa três vezes: contra Palmeiras (2000), Santos (2003) e Grêmio (2007). Agora, foi a vez dos Estudiantes no Mineirão.

Ao longo da história, os times argentinos venceram 9 das 12 finais que já disputaram contra times brasileiros na Libertadores.

Eles são melhores? É claro que não – o Brasil ainda tem os melhores jogadores e o Cruzeiro claramente era (um pouco) superior aos Estudiantes.

Mas os (times) argentinos têm uma frieza que os brasileiros não têm.

Jogam fora de casa sem nenhum problema. Levam um gol e tudo continua igual do lado de lá. Sofreram 1 x 0 do Cruzeiro aos 6 minutos do segundo tempo. Empataram cinco minutos depois. E aí, quem sentiu o golpe? O time brasileiro. É clichê. A TV começa a mostrar aquelas imagens de torcedor desesperado na arquibancada, o time brasileiro vai ficando nervoso e ansioso. E murcha…

O argentino, na competência e na frieza, vence.

As causas desse insuportável complexo de vira-lata, eu não sei – e nem vou me arriscar a fazer uma análise barata. É apenas uma constatação. Histórica.

Como também foi impossível não notar que, taticamente, o Estudiantes foi impecável. Anulou (ou seria aniquilou?) os melhores jogadores do Cruzeiro de maneira constrangedora nestas finais. Kleber não pegou na bola. E Verón fez picadinho de Ramires, contrariando minhas expectativas de um post mais aí pra baixo…

Começou descontando a cotovelado que levou na Argentina do Ramires logo aos 4 minutos de jogo (não é bonito, eu sei, mas merece registro). E depois, na bola e na experiência, não deixou o “príncipe etíope” andar em campo. Como se não bastasse, participou dos dois gols dos gringos.

Não acho que Verón seja esse craque muitos acreditam ser. Mas é inegável que seja um grande jogador. O título tem a cara dele.

Eles mereceram…

Do blog do André Rizek; http://colunas.globoesporte.com/primeiramao

Ps: O último time brasileiro que ganhou uma Libertadores contra um argentino na final foi o São Paulo em 1992, contra o Newell's Old Boys, time de pouca expressão do futebol argentino.

Palpitão da rodada

Até o momento, o PVC não tinha postado os palpites dele para a rodada deste meio de semana. Geralmente ele posta em seu blog apenas os palpites do fim de semana. Caso ele não poste até o início dos jogos, os meus palpites aqui postados não contarão pontos nesta rodada. O jogo entre Botafogo e Cruzeiro foi adiado para 27/08, devido ao time mineiro jogar hoje a final da Copa Libertadores. Vamos aos jogos:

Coritiba x Grêmio - Empate
Goiás x Avaí - Goiás
Santo André x Atlético-PR - Santo André
Santos x Barueri - Santos
Internacional x Fluminense - Internacional
Flamengo x Palmeiras - Empate
Atlético-MG x São Paulo - Empate
Náutico x Vitória - Náutico
Corinthians x Sport - Corinthians

Abraço!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Federer é mesmo o melhor?

Sei que depois deste tópico muitos vão querer minha cabeça. Talvez esteja exagerando, mas será mesmo que Roger Federer é o melhor tenista de todos os tempos? Comecei a acompanhar tênis quando nosso querido Gustavo Kuerten arrasava nas quadras do mundo inteiro e era conhecido como o novo príncipe de Roland Garros. Era encantador ver Guga jogar naquela época. Suas bolas de esquerda e no fundo da quadra eram precisas e matava com a chance do adversário pegá-las.

Naquela época o tênis virou febre no Brasil. Eu ainda menino com meus 12 anos de idade, gostava apenas de futebol, assim como a maioria dos garotos de minha idade. Guga virou ídolo nacional, superando boleiros da época como Ronaldo, Romário e Taffarel.

Mas voltando ao assunto principal. Hoje temos como melhores tenistas Federer e Nadal. O suiço ganhou recentemente o principal torneio de tênis do mundo, Wimbledon que é realizado na Inglaterra. Nadal não participou pois não estava em condições de jogar devido a uma lesão no joelho. Os dois melhores tenistas do mundo fizeram a final do torneio em 2008 com vitória do espanhol.

No meu ponto de vista, Federer é o maior sacador entre os tenistas e joga um bom tênis quando os tenistas estão trocando bolas. Já Nadal é o contrário, não tem um saque dos melhores, mas é o melhor na troca de bolas.

Para você vencer um jogo de tênis, basta você garantir o seu serviço e tentar a sorte, ou realmente ser bom para vencer no saque do adversário. Federer faz a primeira opção. Ele tem um saque incrível, além do mais, o índice de erros do suiço é muito pouco, tornando-o quase invencível quando em boa forma.

Já Nadal é o cara do tênis bonito, aquele que gostamos de ver, com jogadas mágicas e uma vontade insaciável. O espanhol sempre joga no limite, fato que pode fazer com que sua carreira termine mais rápido devido a lesões. Uma pena, pois para mim, Rafa Nadal é o melhor tenista que já vi em quadra. Federer faz o seu serviço, literalmente.

Tabelão

Uma rodada para se esquecer. É assim que eu defino os meus palpites dessa rodada do BR09. Acertei apenas 3 jogos em 11. Enquanto meu amigo PVC acertou o resultado de 6
jogos. Agora o Paulo está na minha cola e não posso mais brincar. A gordurinha foi queimada. Próxima rodada já começa na quarta-feira. Amanhã postarei os palpites da rodada.

Avaí x Botafogo - PVC
Palmeiras x Náutico - Leandro e PVC
Barueri x Coritiba - PVC
São Paulo x Flamengo - PVC
Atlético-PR x Internacional
Cruzeiro x Atlético-MG - Leandro e PVC
Grêmio x Corinthians
Fluminense x Santo André
Vitória x Santos - Leandro
Sport x Goiás
Vasco x Ponte Preta - PVC

Resultado: PVC 6 x 3

Classificação:

Leandro - 38 pts
PVC - 37 pts

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O sucesso mineiro x decepção porto alegrense

Nos últimos posts, escrevi sobre uma provável semana de luto no futebol gaúcho e sobre o ano celestial do Cruzeiro. Fatos que se confirmaram nos jogos que sucederão aos posts. Desta vez venho falar sobre o comparativo entre dois estados fortes no futebol brasileiro, mas que não estão na grande mídia Rio-São Paulo.

É inevitável falar que pelo menos nas últimas semanas, o torcedor mineiro tem motivos de sobra para rir a toa, o cruzeirense então, nem se fala. As equipes de BH estão em uma de suas melhores fases depois da virada do século. Disputar uma final de Libertadores como favorito, eliminando times tradicionais como São Paulo e Grêmio, deixam o título do Cruzeiro contra o Estudiantes de forma mais do que justa.

No galo mineiro, a situação também é de extrema felicidade. O time vem revezando a liderança do BR09 com o Internacional e conta com um elenco que mistura raça e técnica. Desde do século passado, quando o Atlético chegou a disputar uma final do Brasileiro em 1999, o time colecionou campanhas irregulares e chegou a cair para a segunda divisão em 2005. A campanha atual faz o torcedor ter esperanças para o bicampeonato.

O Emerson Gonçalves, do portal global, já disse que o Brasileiro tem quatro turnos. O pré janela, o durante a janela, o pós janela e o de fim de temporada. Terminamos aqui o primeiro dos turnos. A porteira está aberta para todos. Neste segundo turno, além perder jogadores, os times passam a jogar duas vezes por semana. Creio que este é o turno que decide quem vai brigar e quem vai cair. Acabou a Libertadores e a Copa do Brasil, o principal campeonato nacional é prioridade para todos. Já ouvi dizer que os mineiros devem perder jogadores importantes. No Cruzeiro, além de Ramires, já negociado, o gladiador Kléber pode sair também. No Atlético, o zagueiro Leandro Almeida está de malas prontas e o próximo pode ser Diego Tardelli. A janela que é o maior pesadelo para os clubes brasileiros (tirando a "boa" receita recebida), pode ser ainda mais dura com os mineiros no segundo semestre.

Mais abaixo no território brasileiro, no sul porto alegrense, Internacional e Grêmio tentam se recuperar de ressacas que machucaram o torcedor gaúcho. No Inter, foram duas. Perder a Copa do Brasil e a Recopa Sulamericana no período de 8 dias pode abalar o atual líder do BR09. A sombra de Muricy Ramalho atormenta o técnico Tite, que já começa a ser contestado pela torcida. O ex-treinador do São Paulo tricampeão brasileiro é idolatrado no Beira-Rio, tendo que a qualquer deslize no clube, Tite possa viver o verdadeiro inferno prometido ao Corinthians em Porto Alegre.

No Grêmio, o clima ainda parece sob controle. Apesar da eliminação, treinador, jogadores e torcedores parecem ter boa relação. No ano passado, o Grêmio liderou durante boa parte o BR08, mas o técnico Celso Roth foi criticado durante toda a campanha, principalmente depois de perder o primeiro lugar para o São Paulo. O que acontecerá se o time não chegar entre os primeiros, ou ao G4? Caso a maré não favoreça os gaúchos, o Rio Grande pode virar um inferno em vermelho e azul.

Mas qual é o estado mais vitorioso? Minas Gerais ou Rio Grande Sul? No geral, os gaúchos têm um curriculum mais vitorioso, mas se levarmos em conta os títulos conquistados no século atual, caso o Cruzeiro conquiste a Libertadores e o Mundial este ano, os mineiros ficam na frente, levando em conta como critério de desempate, os títulos de mais expressão; confira os títulos:

Atlético-MG

1 Brasileiro (71)
2 Comenmbol (92 e 97)

Cruzeiro

2 Libertadores (76 e 97)
2 Super Copa Libertadores (91 e 92)
1 Recopa Sulamericana (98)
1 Brasileiro (2003)
4 Copas do Brasil (93, 96, 2000 e 2003)
1 Taça Brasil

Grêmio

1 Mundial Interclubes (83)
2 Libertadores (83 e 95)
1 Recopa Sulamericana (96)
2 Brasileiro (81 e 96)
4 Copa do Brasil (89, 93, 97 e 2001)

Internacional

1 Mundial Interclubes (2006)
1 Libertadores (2006)
1 Sul Americana (2008)
1 Recopa Sulamericana (2007)
3 Brasileiro (75, 76 e 79)
1 Copa do Brasil (92)

Bom fim de semana a todos.

Tabelão e novo Palpitão da Rodada

Depois do fim de mais uma rodada, último jogo foi na quarta-feira, não tivemos grandes surpresas. O Internacional e o Corinthians que fizeram a decisão da Copa do Brasil venceram e vão brigar por mais um título, mas isto é assunto para os próximos meses. Vou comentar sobre o desempenho dos clubes nos próximos posts.

Queria primeiramente pedir desculpas aos que acompanham o blog, pelas poucas postagens. Nas últimas duas semanas, estive muito ocupado e com outros compromissos. Estou participando de um projeto incrível aqui em Brasília, para que o esporte seja mais difundido na capital do país. Estamos apenas começando, mas pensando grande. Você que gosta de esporte e mora em Brasília, principalmente, não pode deixar de visitar o site regularmente. Em breve estarei publicando mais novidades a respeito deste trabalho. Para quem quiser visitar, acesse o endereço: http://www.clubedoesportedf.com.br

Vamos aos resultados e palpites para a próxima rodada:

Santos x Sport - Leandro e PVC
Santo André x Barueri
Flamengo x Vitória - Leandro e PVC
Coritiba x São Paulo - PVC
Goiás x Cruzeiro - Leandro e PVC
Atlético-MG x Botafogo
Grêmio x Atlético-PR - Leandro e PVC
Avaí x Palmeiras
Náutico x Internacional - PVC
Corinthians x Fluminense - Leandro e PVC

Resultado: PVC 7 x 5 Leandro

Classificação

Leandro - 35 pts
PVC - 31 pts

Palpitão da Rodada - 10ª rodada

Meus palpites

Avaí x Botafogo - Empate
Palmeiras x Náutico - Palmeiras
Barueri x Coritiba - Empate
São Paulo x Flamengo - São Paulo
Atlético-PR x Internacional - Empate
Cruzeiro x Atlético-MG - Atlético-MG
Grêmio x Corinthians - Empate
Fluminense x Santo André - Fluminense
Vitória x Santos - Vitória
Sport x Goiás - Empate
Vasco x Ponte Preta - Empate

Palpites do PVC

Avaí x Botafogo - Botafogo
Palmeiras x Náutico - Palmeiras
Barueri x Coritiba - Barueri
São Paulo x Flamengo - Empate
Atlético-PR x Internacional - Internacional
Cruzeiro x Atlético-MG - Atlético-MG
Grêmio x Corinthians - Corinthians
Fluminense x Santo André - Fluminense
Vitória x Santos - Santos
Sport x Goiás - Goiás
Vasco x Ponte Preta - Vasco

Façam suas apostas e até a próxima.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Palpitão da rodada

Meus Palpites

Santos x Sport - Santos
Santo André x Barueri - Santo André
Flamengo x Vitória - Flamengo
Coritiba x São Paulo - Empate
Goiás x Cruzeiro - Goiás
Atlético-MG x Botafogo - Atlético-MG
Grêmio x Atlético-PR - Grêmio
Avaí x Palmeiras - Empate
Náutico x Internacional - Empate
Corinthians x Fluminense - Corinthians

Palpites do PVC

Santos x Sport - Santos
Santo André x Barueri - Santo André
Flamengo x Vitória - Flamengo
Coritiba x São Paulo - Coritiba
Goiás x Cruzeiro - Goiás
Atlético-MG x Botafogo - Atlético-MG
Grêmio x Atlético-PR - Grêmio
Avaí x Palmeiras - Empate
Náutico x Internacional - Internacional
Corinthians x Fluminense - Corinthians

Ano fenomenal e celestial!

Dois times dispontam como grandes vencedores do primeiro semestre de 2009. O projeto do timão com o seu 2009 e fenomenal e com um 2010, ano do centenário na Libertadores foi alcançado com sucesso e antecipação. Campeão Paulista invicto e da Copa do Brasil. Um pouco mais acima do território paulistano, em Minas Gerais, tudo caminha muito bem para o Cruzeiro vencer a Libertadores. Campeão Mineiro invicto como o timão, o Cruzeiro quer fazer um 2009 celestial.

Depois de eliminar dois times brasileiros de enorme tradição na competição, São Paulo e Grêmio, o Cruzeiro vai fazer a final com o menos badalado, mas bem armado time argentino do Estudiantes. No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram com uma vitória para cada lado. No Mineirão, 3 a 0 para os celestes. Na Argentina veio o troco do Estudiantes, 4 a 0.

O time de La Plata já é conhecido dos brasileiros. Na final da Copa Sulamericana de 2009, o Internacional venceu os argentinos na prorrogação depois de uma vitória por 1 a 0 para cada nos dois jogos. Depois de vencer o primeiro jogo na Argentina por 1 a 0, o Internacional achou que o título era questão de tempo. Mas não foi o que aconteceu. Os hermanos venceram por 1 a 0, e só na prorogação, Nilmar fez o gol do título.

Mais recente, o Corinthians fez um amistoso no início do ano para apresentar o time a torcida, e convidou os hermanos. Com o desfalques dos craques Veron e Ronaldo por Estudiantes e Corinthians respectivamente, o timão aplicou uma goleada de 5 a 1.

Corinthians e Cruzeiro podem fazer anos para entrar para a história. Uma triplice coroa (Estadual, Copa do Brasil ou Libertadores e Brasileiro)seria bastante festejada. o Cruzeiro é o único time brasileiro que conseguiu tal feito depois do início do Campeonato Brasileiro em 2003, ano da conquista. Neste ano os celestes podem ganhar ainda o Mundial no fim do ano. Seria o ápice de conquistas no Brasil.

No timão, só se fala em 2010. Um time com grandes jogadores para não deixar escapar o único título que a eqipe não possui, e que a torcida mais almeja. Edu deve ser apresentado já na próxima semana. O próximo deve ser Sylvinho, ex-Barcelona. A saída de alguns jogadores deve acontecer para a equipe fazer caixa. O mais cotado é André Santos que dizem estar perto do Lyon da França.

O certo é que caso o Cruzeiro vença a Libertadores, os dois times vão ter motivos de sobra para festejar o ano de 2009 e brincar no Brasileiro, como queria Renato Gaúcho na Libertadores do ano passado.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Tabelão

Caiu o último invicto do Brasileiro. O Atlético-MG levou uma goleada de 4 a 2 do novato na Série A, Barueri e agora dividi a liderança com o Internacional que venceu o Coritiba por 3 a 0 e vai com moral para a final da Copa do Brasil contra o Corinthians. O timão que jogou com todo time reserva, perdeu para o Atlético-PR por 1 a 0. Rodada de empates nos principais clássicos da rodada. Palmeiras x Santos e Fluminense x Flamengo não agradaram seus torcedores e fizeram jogos fracos para as tradições desses times. Como não poderia ser diferente, na rodada dos empates, meu duelo com o PVC também ficou na igualdade. Confira:


Barueri x Atlético-MG
Atlético-PR x Corinthians
São Paulo x Náutico - Leandro e PVC
Cruzeiro x Avaí
Botafogo x Goiás
Vitória x Santo André - PVC
Palmeiras x Santos - Leandro e PVC
Internacional x Coritiba - Leandro e PVC
Sport x Grêmio - Leandro
Fluminense x Flamengo
Figueirense x Vasco - Leandro e PVC

Resultado: 5 a 5.

Classificação:

Leandro - 30 pts
PVC - 24 pts

Até a próxima!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Palpitão da rodada

Rodada de clássicos e jogos pré-decisivos no Campeonato Brasileiro. Palmeiras e Santos em São Paulo e Fluminense e Flamengo no Rio. Ambos são os melhores jogos da rodada. Uma derrota do Flu para os rivais pode ser o fim de Parreira na equipe. Adriano e Fred vão repetir o faro de artilheiro das partidas contra o Internacional e Avaí respectivamente? Em São Paulo, o Palmeiras quer revanche da eliminação nas semi-finais do Paulistão. Keirrison pode disputar seu último clássico pelo verdão.

Ainda temos os jogos pré-decisivos envolvendo Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Internacional. Bom para os adversários, já que estes quatro jogarão com seus reservas ou com time misto. Vamos aos jogos e palpites:

Meus palpites

Barueri x Atlético-MG - Empate
Atlético-PR x Corinthians - Empate
São Paulo x Náutico - São Paulo
Cruzeiro x Avaí - Empate
Botafogo x Goiás - Botafogo
Vitória x Santo André - Empate
Palmeiras x Santos - Empate
Internacional x Coritiba - Internacional
Sport x Grêmio - Sport
Fluminense x Flamengo - Fluminense
Figueirense x Vasco - Empate

Palpites do PVC

Barueri x Atlético-MG - Atlético-MG
Atlético-PR x Corinthians - Empate
São Paulo x Náutico - São Paulo
Cruzeiro x Avaí - Empate
Botafogo x Goiás - Botafogo
Vitória x Santo André - Vitória
Palmeiras x Santos - Empate
Internacional x Coritiba - Internacional
Sport x Grêmio - Empate
Fluminense x Flamengo - Flamengo
Figueirense x Vasco - Empate

Bom final de semanas a todos!

Gaúchos em apuros!

Os torcedores de Grêmio e Internacional devem estar bastante preocupados com seus times. As duas equipes perderam o primeiro jogo das decisões nos campeonatos em que disputam.

O Grêmio perdeu por 3 a 1 para o Cruzeiro no Mineirão, e agora precisa de uma vitória por 2 a 0, ou por uma diferença de pelo menos 3 gols para eliminar o adversário. Já o Internacional vive uma situação ainda mais complicada. Além de perder para o Corinthians por 2 a 0 no Pacaembu no primeiro jogo da final, o colorado saiu derrotado ontem no primeiro jogo da final da Recopa Sulamericana para a LDU em pleno Beira-Rio.

No caso do Corinthians, o Internacional precisa vencer por pelo menos 3 gols de diferença, para não precisar ir para a disputa de penaltis. O detalhe é que desde que Mano Menezes treina o timão, o Corinthians jamais perdeu por tal diferença. Se depender da produção do colorado no jogo de ontem, o torcedor pode começar a se preocupar.

Na próxima semana, os dois times fazem a partida de volta. A alegria que contagiou as equipes do sul em suas belas campanhas na Libertadores e na Copa do Brasil, pode se transformar numa decepção, e no início de uma crise que pode prejudicar o resto da temporada. E tem muita gente torcendo por isso, principalmente corintianos e cruzeirenses.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Brasileiro fora de Wimbledon

O Tenista brasileiro Thiago Alves, número 118 do mundo, perdeu para o francês Gilles Simon, número 7 do mundo, por 3 sets a 1 (7/5, 3/6, 4/6 e 4/6). O jogo foi válido pela segunda rodada do Torneio de Wimbledon.

Depois de vencer o primeiro set, Thiago errou em momentos cruciais em que poderia quebrar o game do francês. Em todo o jogo, o brasileiro quebrou apenas 2 games em 13 oportunidades.

Outro fato fundamental na derrota de Thiago foi o pouco aproveitamento em aces. Foram apenas 5 contra 22 de Simon.

Apesar da eliminação, o brasileiro fez uma ótima partida contra um dos melhores tenistas do mundo. O único brasileiro no torneio vai agora treinar para as próximas competições.

Janela ataca o líder

Mais um time foi vítima da janela de transferências da Europa. Após a confirmação da venda de Ramires do Cruzeiro para o Benfica, o rival Atlético-MG perdeu o zagueiro Leandro Almeida para o Dínamo de Kiev.

O jogador títular do galo não vinha jogando nos últimos jogos por causa de uma contusão em um treino no início do Campeonato Brasileiro, mas certamente fará falta para o time no decorrer da competição.

O próximo jogador a sair para a Europa pode ser o atacante Keirrison do Palmeiras. Em jornais e sites europeus, o jogador é apontado como um dos melhores atacantes atuando no Brasil, e diversos times já demonstraram interesse.

Nos finalistas da Copa do Brasil, Corinthians e Internacional, os rumores de saída de jogadores é bastante comentada. André Santos e Nilmar, que estão na seleção brasileira são os mais citados.

A verdade é que os times precisam de dinheiro para poder pagar as contas em dia em seus clubes. A venda de jogadores é fundamental para isto. No Campeonato Brasileiro de 2008, poucos jogadores saíram devido a crise financeira. Neste ano, as saídas também devem ser poucas.

A janela de transferências é fundamental na campanha dos clubes. Ainda é cedo para dizer quem serão os mais prejudicados, mas os times de Minas já levaram uma biliscada em seus elencos. Quem serão os próximos?

Vitória Tática

Uma das maiores zebras da história do futebol. É assim que está sendo tratada a vitória dos Estados Unidos sobre a Espanha. A seleção europeia tinha levado apenas 11 gols nos 35 jogos invencibilidade até a derrota de ontem. Na Copa das Confederações não tinha sofrido nenhum gol.

Como explicar a derrota dos espanhóis? Se analisarmos o jogo, concluímos que a Espanha ficou com mais posse de bola e chegou mais ao ataque. Os EUA jogavam no contra-ataque e contava com dia inspirado do goleiro Howard. O certo é que os americanos foram perfeitos taticamente de acordo com o seu propósito. A Espanha que tem um time muito habilidoso, tinha muitas dificuldades para penetrar no sistema defensivo armado pelo técnico Bob Bradley. Com isso, a Espanha era forçada a jogar pelos lados do campo e fazer cruzamentos para a área americana. Essa jogada era tudo que os Estados Unidos queriam, já que eles ganhavam na maioria das vezes. No contra-ataque, os EUA fizeram os dois gols.

Diferente dos espanhóis, o Brasil é muito forte na bola aérea. O resultado de 3 a 0 na primeira fase, é prova da superioridade brasileira quanto ao estilo de jogo americano. Neste ponto, o Brasil é melhor que a Espanha, já que o time brasileiro sabe chegar pelo meio com velocidade com Kaká e Ramires e tem melhor aproveitamento nas bolas aéreas.

Como as vezes o futebol nos trás surpresas, vamos esperar para ver os jogos finais. Mas com toda a certeza, um resultado que não seja a vitória brasileira, seria um verdadeiro milagre dos adversários.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Tabelão

Depois de mais uma rodada do Brasileirão, o Galo mineiro disparou e agora é lider isolado com 3 pontos na frente do segundo colocado, Internacional. O time colorado voltou para Porto Alegre com a cabeça inchada depois de tomar uma goleada de 4 a 0 do Flamengo no Maracanã. No jogo da rodada, o Corinthians venceu o São Paulo por 3 a 1 com olé e tudo. O timão que começou a rodada em oitavo, agora é o quinto colocado. Já no meu duelo com o PVC deu empate:

Atlético-PR x Palmeiras - Leandro e PVC
Vitória x Botafogo
Santo André x Sport - Leandro e PVC
Grêmio x Goiás - Leandro e PVC
Náutico x Coritiba
Avaí x Fluminense
Santos x Atlético-MG
Corinthians x São Paulo - Leandro
Flamengo x Internacional - PVC
Cruzeiro x Barueri
Vasco x Duque de Caxias

Resultado: 4 a 4.

Classificação:

Leandro - 25 pts
PVC - 19 pts

Até a próxima.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Palpitão da Rodada

Mais uma rodada do CB09 vai começar. Antes temos um "clássico" na série B do Brasileiro. Vasco e Duque de Caxias se enfrentam no caldeirão de São Januário. A vitória vale vaga no G4. Vale a pena assistir. Já na sétima rodada da série A, temos dois times que devem poupar seus titulares. Cruzeiro e Grêmio se enfrentam quarta-feira, 24/06, no Mineirão. Por isso, devem jogar com um time misto. O grande jogo da rodada é o clássico entre Corinthians e São Paulo. Vivendo momentos distintos, os times se enfrentam no Pacaembu. Uma vitória do timão pode ser o início de uma rara crise no tricolor, que pode perder seu treinador Muricy Ramalho. Vamos aos jogos e palpites:

Meus Palpites

Atlético-PR x Palmeiras - Empate
Vitória x Botafogo - Empate
Santo André x Sport - Santo André
Grêmio x Goiás - Empate
Náutico x Coritiba - Náutico
Avaí x Fluminense - Fluminense
Santos x Atlético-MG - Santos
Corinthians x São Paulo - Corinthians
Flamengo x Internacional - Empate
Cruzeiro x Barueri - Empate
Vasco x Duque de Caxias - Vasco

Palpites do PVC

Atlético-PR x Palmeiras - Empate
Vitória x Botafogo - Botafogo
Santo André x Sport - Santo André
Grêmio x Goiás - Empate
Náutico x Coritiba - Náutico
Avaí x Fluminense - Fluminense
Santos x Atlético-MG - Empate
Corinthians x São Paulo - Empate
Flamengo x Internacional - Flamengo
Cruzeiro x Barueri - Cruzeiro
Vasco x Duque de Caxias - Vasco

Bom fim de semana a todos!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Adeus Paulistas!

É isso mesmo. Os dois times paulistas que eram favoritos a chegar a final da Copa Libertadores estão eliminados. O Palmeiras saiu ontem para o modesto Nacional do Uruguai e o São Paulo não jogou nada contra o forte Cruzeiro. Esperava muito mais destes times, até pela boa campanha de ambos no estadual.

No time de Parque Antartica, a situação é a mais dramática. O técnico Wanderley Luxemburgo vem sendo criticado pela torcida palestrina a muito tempo, e uma eliminação como essa é a ponta do "iceberg" para o treinador sair do time. Os dirigentes do clube bancam a sua permanência, mas se o Palmeiras cair de rendimento no Brasileiro, no qual ele ocupa a terceira colocação, Luxemburgo pode sair antes do fim do contrato no final do ano.

Já pelo lado do Morumbi, uma história parecida com a dos últimos anos. São Paulo eliminado por um time brasileiro na Libertadores. Foi assim de 2006 a 2009 com Internacional, Grêmio, Fluminense e agora Cruzeiro, respectivamente. O São Paulo está na décima-segunda colocação no Brasileiro, mas apenas a quatro pontos do Palmeiras e a sete do lider Atlético-MG. Para um time que já tirou doze pontos no ano passado e se sagrou tricampeão, os sete atuais não é nada. Resta saber se o São Paulo encontrará motivação para o tetracampeonato seguido. Não duvidem da reação tricolor.

Pelo menos um time brasileiro estará na final da Libertadores 2009. Apesar do São Paulo ser o maior ganhador da Libertadores no Brasil com três títulos, os clubes mais copeiros do Brasil são justamente os semifinalistas deste ano. Cruzeiro e Grêmio possuem duas Libertadores cada, mas são os times com mais títulos na Copa do Brasil com quatro títulos para cada lado. O tricolor nunca venceu o torneio nacional.

A Libertadores é a grande oportunidade para o desempate desta disputa. Não vejo favorito para essa disputa. O Cruzeiro vem jogando um pouco melhor que o Grêmio, mas como os gaúchos jogam o último jogo no sul, tudo fica muito igual. O vencedor deste duelo também é favorito ao título. Na outra chave, Estudiantes e Nacional são mais fracos que os brasileiros. Se fosse dar um palpite, a final seria Cruzeiro e Estudiantes. O campeão? Brasil, é claro.

PS: Na última final entre brasileiros e argentinos, o Boca venceu o Grêmio em 2007 com show de Riquelme.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Tabelão

Mais uma vez eu acertei mais jogos que o grande jornalista PVC. Desta vez, minha vitória foi de goleada, 7 a 2. Acho que seus palpites estão bem fraquinhos em Paulinho.

São Paulo x Santo André
Botafogo x Santos - Leandro
Sport x Atlético-PR
Atlético-MG x Náutico - Leandro e PVC
Fluminense x Grêmio - Leandro
Coritiba x Flamengo
Goiás x Corinthians - Leandro
Internacional x Vitória - Leandro
Palmeiras x Cruzeiro - Leandro
Barueri x Avaí
Guarani x Vasco - Leandro e PVC

Classificação geral:

Leandro - 21 pts
PVC - 15 pts

Oh dá-lhe dá-lhe!

sábado, 13 de junho de 2009

Palpitão da rodada

Meus Palpites

São Paulo x Santo André - São Paulo
Botafogo x Santos - Botafogo
Sport x Atlético-PR - Sport
Atlético-MG x Náutico - Atlético-MG
Fluminense x Grêmio - Empate
Coritiba x Flamengo - Empate
Goiás x Corinthians - Empate
Internacional x Vitória - Empate
Palmeiras x Cruzeiro - Palmeiras
Barueri x Avaí - Empate
Guarani x Vasco - Empate

Palpites do PVC

São Paulo x Santo André - São Paulo
Botafogo x Santos - Santos
Sport x Atlético-PR - Sport
Atlético-MG x Náutico - Atlético-MG
Fluminense x Grêmio - Grêmio
Coritiba x Flamengo - Empate
Goiás x Corinthians - Corinthians
Internacional x Vitória - Internacional
Palmeiras x Cruzeiro - Empate
Barueri x Avaí - Empate
Guarani x Vasco - Empate

Após a rodada de domingo eu trago os resultados.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Promotor volta atrás e final receberá ambas torcidas

Depois de decidir que a final seria de apenas uma torcida, o promotor Paulo Castilho voltou atrás e decidiu por jogos com torcidas visitantes. Em uma conversa com os presidentes de Corinthians e Internacional, foi decido que tal ato seria lamentável.

Ainda bem que esta decisão foi repensada. Não teria a menor graça não ver a torcida colorada no Pacaembu e a Fiel no Beira Rio. Se o Corinthians fosse campeão no Rio Grande do Sul, iria comemorar sem sua Fiel torcida. Um fato lamentável que iria entrar para a história.

Finais da Copa do Brasil terão torcida única

Acabo de receber uma notícia de uma fonte que as finais da Copa do Brasil não receberão torcedores dos times visitantes. A morte do torcedor corintiano no último jogo do Corinthians contra o Vasco foi fundamental para a decisão. Para se precaver de qualquer situação que possa causar novas confusões, o promotor Paulo Castilho tinha solicitado os jogos das finais com uma só torcida.

Se o fato se confirmar, esta será a primeira final do torneio com esta medida. A última vez que os jogos de uma torcida ocorreram no Brasil foi após incidentes nos estádios nos jogos entre Grêmio e Internacional.

Uma lástima e uma grande perda do nosso futebol que pretende receber uma Copa do Mundo em 2014. Sinal de que até lá, precisamos de muito além de grandes arenas.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Real Madrid lidera as maiores compras do futebol

A venda de Kaka do Milan para o Real Madrid, foi a segunda mais cara do futebol, perdendo apenas para a transferência de Zidane. O blog do PVC divulgou uma lista com os valores destas negociações. Apenas as vendas de Zidane e Kaka estão em milhões de euros. Os outros valores são em milhões de doláres. Confira abaixo:

Zidane (Juventus – Real Madrid) – 71 milhões de euros - 2001
Kaká (Milan – Real Madrid – 65 milhões de euros - 2009
Figo (Barcelona - Real Madrid) - 57,7 milhões - 2000
Crespo (Parma - Lazio) - 54,5 milhões – 2000
Rooney (Everton – Manchester United) – 48 milhões - 2004
Shevchenko (Milan – Chelsea) – 48 milhões - 2006
Rio Ferdinand (Leeds United – Manchester United) – 47 milhões – 2002
Ronaldo (Internazionale – Real Madrid) – 45 milhões – 2002
Nesta (Lazio – Milan) – 45 milhões – 2002
Tevez (Corinthians – Manchester United) – 45 milhões – 2008 (compra integral)
Vieri - (Lazio - Internazionale) - 43 milhões - 1999
Crespo (Lazio – Internazionale) – 42 milhões - 2003
Buffon (Parma – Juventus) – 42,9 milhões – 2001
Beckham – (Manchester United – Real Madrid) – 41,3 milhões - 2003
Mendieta (Valencia – Lazio) – 41 milhões – 2003
Robinho (Real Madrid - Manchester City) - 40 milhões de euros - 2008
Verón (Lazio – Manchester United) – 39,5 milhões – 2001
Ibrahimovic (Juventus – Internazionale) – 39 milhões - 2006
Batistuta (Fiorentina - Roma) - 37 milhões - 2000
Wright-Phillips (Manchester City – Chelsea) – 36,8 milhões - 2005
Anelka (Arsenal - Real Madrid) - 35 milhões - 1999
Overmars (Arsenal – Barcelona) – 35,5 milhões – 2000
Daniel Alves (Sevilla – Chelsea) – 32 milhões - 2007
Denílson - (São Paulo - Betis) 32 milhões - 1998
Gilardino (Parma – Milan) – 32 milhões – 2005
Sergio Ramos (Sevilla – Real Madrid) – 32 milhões - 2005
Thuram (Parma – Juventus) – 35,4 milhões - 2001
Nedved (Lazio – Juventus) – 35,2 milhões - 2001
Carrick – Tottenham – Manchester United – 34,7 milhões - 2007
Henry – Arsenal – Barcelona – 32 milhões de dólares - 2007
Ronaldinho Gaúcho (PSG – Barcelona) – 31 milhões – 2003
Robinho (Santos – Real Madrid) – 30 milhões - 2005
Anelka - (Real Madrid - Paris Saint-Germain) 30 milhões - 2000
Amoroso - (Udinese - Parma) 30 milhões - 1999
Owen – (Real Madrid – Newcastle) – 30 milhões – 2005
Diarra – (Lyon – Real Madrid) – 26 milhões de euros - 2006
Júlio Baptista (Sevilla – Real Madrid) – 25 milhões de dólares - 2005
Samuel (Roma – Real Madrid) – 25 milhões – 2004
Ânderson (Porto - Manchester United) - 25 milhões de euros - 2007
Eto’o (Mallorca – Barcelona) – 24 milhões - 2004
Ronaldo (Barcelona - Internazionale) - 24 milhões - 1997
Rivaldo (La Coruña - Barcelona) 29,5 milhões - 1997
Verón (Parma - Lazio) 29,5 milhões - 1999 –
Obi Mikel (Lyn – Chelsea) – 29 milhões - 2006
Vieri (Atlético de Madrid - Lazio) - 26 milhões - 1998 - 32 milhões
Seedorf (Real Madrid - Internazionale) - 25 milhões - 1999
Montella - (Sampdoria - Roma) - 25 milhões - 1999
Samuel (Roma – Real Madrid) – 25 milhões – 2003
Anelka (Bolton – Chelsea) – 25 milhões – 2008
Lentini (Torino - Milan) - 25 milhões - 1992
Shevchenko - (Dínamo Kiev - Milan) - 22,5 milhões – 1999
Ronaldinho Gaúcho – (Barcelona – Milan) – 22,5 milhões - 2008
Carrick – (Tottenham – Manchester United) – 22 milhões - 2006
Lucas - (Atlético-PR - Rennes) - 21 milhões – 2000
Roberto Baggio (Fiorentina - Juventus - 20 milhões - 1990
Vieira (Arsenal – Juventus) – 20 milhões - 2005
Woodgate (Newcastle – Real Madrid) – 20 milhões - 2004
Gerard - (Valencia - Barcelona) - 20 milhões – 2000
Makaay (La Coruña – Bayern) – 20 milhões - 2003
Dalmat - (Olympique de Marselha - PSG) - 20 milhões - 2000
Luccin - (Olympique de Marselha - PSG) - 20 milhões - 2000
Ânderson - (Barcelona - Lyon) - 20 milhões - 1999

domingo, 7 de junho de 2009

BR09 - parte 5

Na quinta rodada do Brasileirão, meu destaque vai para a virada sensacional do Sport para cima do Flamengo. Quatro gols em 12 minutos. Não me lembro de ter visto tantos gols em tão pouco tempo em jogos de Campeonato Brasileiro. Depois da saída do Fábio Luciano, a zaga do Flamengo perdeu e muito.

Outro grande resultado foi a vitória do Atlético de Minas sobre o seu xará paranaense. Com o resultado de 4 a 0 na Arena da Baixada, o Galo agora está em segundo lugar no campeonato. Após o jogo, o técnico Geninho pediu demissão. Partidaça de Diego Tardelli.

O Internacional perdeu os 100% de aproveitamento no BR09, mas conseguiu um ótimo resultado diante do Cruzeiro no Mineirão. Os gaúchos estão dois pontos na frente do Atlético-MG. O fato a lamentar no jogo, foi a briga entre o goleiro Lauro e o encrenqueiro Kléber. Como no futebol brasileiro não se pune como deveria, o atacante deve voltar a jogar na próxima semana após cumprir um jogo de suspensão. Se continuar assim, vai chegar o dia que após cada jogo, as decisões do tribunal vão ser mais comentada que o momento mais lindo do Futebol, o gol.

O Brasileirão volta no próximo fim de semana porque a seleção joga no meio da semana. Aliás, o Brasil ganhou de 4 a 0 do Uruguai ontem. A maior goleada já sofrida pela celeste olímpica no estádio Centenário. Foi um Centenárazzo.

Mais esportes

O suiço Roger Federer ganhou hoje o Torneio de Roland Garros e conseguiu o "carrer slam", grupo dos seletos tenistas que venceram os quatro Grand Slams. Além disto, Federer igualou a marca de Pete Sampras ao vencer o décimo quarto Grand Slam. Após perder o jogo, o sueco Philippe Chatrier, disse que perdeu para o maior jogador de todos os tempos. Como eu disse alguns dias atrás, esperava uma final entre Roger e Nadal na França. Com a eliminação do espanhol, o duelo foi adiado. Um duelo entre eles em Wembledon seria incrível. O maior torneio do tênis começa na próxima semana.

Jenson Button venceu novamente na F1. A corrida de hoje na Turquia foi a mais chata do campeonato até agora. O único piloto que poderia competir com o inglês, Rubens Barrichello, largou muito mal e teve uma corrida cheia de problemas. O alemão Sebastian Vettel que largou em primeiro, errou na primeira volta e Button o passou. Acho que a corrida pode se resumir a isto. Chata e previsível. Péssima para os brasileiros que teve como melhor colocação, a oitava posição de Massa.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

G4 de renda e de público

Após quatro rodadas do Campeonato Brasileiro 2009 (CB09), cada time jogou dois jogos em casa e dois fora. Uma análise mostra que nem todos os times que tiveram os maiores públicos em casa, são os que tiveram as maiores receitas. Vamos aos dados:

G4 de público

1. Flamengo - 86.568
2. São Paulo - 63.354
3. Grêmio - 50.203
4. Internacional - 41.758

G4 de renda

1. Flamengo - R$ 1.566.647,00
2. Grêmio - R$ 1.018.076,50
3. Palmeiras - R$ 864.142,48
4. Corinthians - R$ 780.673,50

Podemos ver que apenas Flamengo e Grêmio aparecem nos dois grupos. O Flamengo lidera principalmente pelo último jogo, quando o Maracanã estava lotado para a estréia de Adriano. Quase 70.000 pagantes. O São Paulo que aparece em segundo no grupo de público, ocupa apenas a décima quarta posição nas rendas. Isto porque no último jogo contra o Cruzeiro no Morumbi, foi cobrado 1Kg de alimento na troca do ingresso. O Evento promoveu a escolha da cidade de São Paulo como sede da Copa 14. O Corinthians aparece em quarto no grupo de renda. O time ocupa apenas o décimo segundo lugar no ranking de público. Dois pontos chamam a atenção nos números corintianos. O primeiro é que como o Corinthians ainda participa da Copa do Brasil, ele mandou seus dois jogos em casa com o time reserva. Ronaldo nem no banco estava. Isto explica o baixo público. O segundo ponto é que os ingressos para jogos do Corinthians são um dos mais caros entre os times do CB09.

Ainda é cedo para analisar quais os times que terão as melhores médias de público e renda. Após o fim da Libertadores e da Copa do Brasil, vamos ver como estarão estes números, e fazer uma comparação para ver se houve ou não evolução entre os times e campeonato. Eu aposto que Flamengo e Corinthians estarão no grupo.

De qualquer forma, o G4 que vale é outro:

1. Internacional
2. Vitória
3. Santos
4. Náutico

Mais que um jogo

Corinthians e Internacional fazem a final da Copa do Brasil 2009. Os times que eram apontados como favoritos no início da competição, não titubearam e eliminaram seus adversários numa competição onde geralmente acontecem algumas zebras. Neste ano, a maior delas foi o finalista carioca, Botafogo, eliminado para o modesto Americano, também do Rio.

Mais do que um duelo entre dois times fortes do futebol brasileiro, Corinthians e Inter tornaram-se grandes rivais nos últimos anos. Em 2005, os dois times chegaram ao fim do Brasileirão disputando ponto a ponto, rodada a rodada. Faltando 3 rodadas para o término do BR05, os times se enfrentaram no Pacaembu, e em um lance onde Tinga foi derrubado na área por Fábio Costa, o juiz não deu penalti e ainda expulsou o jogador colorado. Se não bastasse o lance do jogo, o Corinthians ainda foi beneficiado pelo escândalo da arbitragem, quando os jogos apitados pelo juiz Edilson Pereira de Carvalho foram jogados novamente. O timão que havia perdido seus dois jogos, conseguiu pontos que foram fundamentais para ganhar o título.

Para os torcedores do timão, o Inter foi fundamental na maior tragédia da história do Corinthians. Na última rodada do Brasileiro de 2007, O Internacional enfrentava o Goiás em Goiânia, e se empatasse o jogo, livraria o timão da segunda divisão.O time paulista teria que vencer o Grêmio no Olímpico para escapar sem depender de ninguém. Durante a semana do jogo, algo nunca visto na história aconteceu. Torcedores de Inter e Grêmio se uniram e deixaram a rivalidade de lado. Tudo pelo rebaixamento corintiano. O Inter perdeu e o Corinthians não venceu o Grêmio.

Os dois melhores times do futebol brasileiro atualmente fazem a final mais esperada do ano. Se a história entrar em campo, não será apenas uma partida, será a honra das equipes e dos torcedores que estarão em jogo para decidir algo que o tempo adiou por uns anos.

Quem vencerá? Mosqueteiros ou Colorados?

segunda-feira, 1 de junho de 2009

As sedes da Copa 14

As sedes da Copa do Mundo são exatamente aquelas divulgadas com antecedência aqui no blog. Eu acho que a CBF deveria dar uma declaração com os motivos pelo qual as outras cidades não foram escolhidas. Será que foi por motivo técnico ou político? É certo que a Fifa não escolheu sozinha as cidades. Se dependesse da entidade internacional, o estádio da cidade de São Paulo seria outro, ou a cidade nem teria sido escolhida. A CBF comprou a briga do Morumbi. Vamos agora ficar de olho, pois o orçamento do estádio tricolor quase dobrou do previsto inicialmente. Eu só espero que o clube cumpra o que prometeu e consiga terminar sua arena só com o dinheiro de iniciativa privada. O estádio do Engenhão no Rio de Janeiro foi um exemplo. Como não conseguiriam investimento privado, o estádio teve que ser levantado com dinheiro público. Tomara que eles tenham aprendido a lição.

Cartola FC e Tabelão

Olá a todos que visitam o blog. Para quem joga o Cartola FC, venha participar da liga oficial do meu blog. É a Liga Ga.Pe. Para participar é só buscar na pesquisa por ligas a seguinte palavra: "Ga.Pe"

Estou a procura de novos desafiantes já que lidero a liga com folga.

Para quem ainda não joga o game mais divertido do momento, cadastre-se no site e venha para a disputa.

cartolafc.globo.com/

Já no meu desafio com o PVC, como havia dito, virei o placar. Venci por 6 a 3. Que vergonha em Paulo Vinícius.

Flamengo x Atlético-PR - Leandro e PVC
Coritiba x Goiás
Atlético-MG x Santo André
Santos x Corinthians - Leandro e PVC
São Paulo x Cruzeiro - Leandro
Naútico x Fluminense - Leandro
Botafogo x Sport
Vitória x Grêmio
Internacional x Avaí - Leandro e PVC
Barueri x Palmeiras
Paraná x Vasco - Leandro

Classificação

Leandro - 14 pts
PVC - 13 pts

Boa semana a todos!

domingo, 31 de maio de 2009

Mais esportes

Deu zebra no Torneio de Roland Garros. Após a eliminação de Novac Dokovic na terceira fase da competição, hoje foi a vez do tetra campeão Rafael Nadal deixar a competição. Ele foi eliminado por Robin Soderling por 3 sets a 1. Esta foi a primeira derrota do espanhol em Paris, que desde quando começou a participar do torneio em 2005, venceu todos os jogos. Com isso o desejo de Roger Federer de vencer na França pela primeira vez, está bem próximo de se realizar. Caso vença essa competição, Federer entraria com moral no Torneio de Wimbledon, o mais importante do tênis mundial. No ano passado ele perdeu a final para Nadal. A sorte parece estar do lado do suíço.

No Novo Basquete Brasil (NBB), Brasília e Minas fizeram um jogaço no ginásio da Asceb. Brasília venceu após uma recuperação no último quarto. A série de melhor de 3 vitórias está em 2 a 1 para a equipe do Planalto Central. Pelo poder de reação, acho que o Brasília deve fechar o jogo em Minas na próxima semana. O Universo tem um elenco mais equilibrado e deve fazer a final contra o Flamengo. Para enfrentar os cariocas, o Brasília tem que melhorar o aproveitamento dos lances e principalmente na marcação. Independente do outro finalista, o Flamengo é o grande favorito ao título do principal torneio do basquete brasileiro.

Daqui a pouco vai ser divulgado as cidades sedes da Copa 2014. Será que serão aquelas divulgadas pelo blog ontem?

Boa tarde e bom domingo a todos.

sábado, 30 de maio de 2009

Palpitão da Rodada

Olha mais uma rodada do Brasileirão chegando. Na última rodada, não teve apostas pois tive uns compromissos e não pude atualizar o blog antes do início da rodada. O PVC levou a melhor na última rodada. Vamos ver se tenho mais sorte nos jogos deste fim de semana.

Minhas Apostas:

Flamengo x Atlético-PR - Flamengo
Coritiba x Goiás - Empate
Atlético-MG x Santo André - Atlético-MG
Santos x Corinthians - Santos
São Paulo x Cruzeiro - São Paulo
Naútico x Fluminense - Empate
Botafogo x Sport - Botafogo
Vitória x Grêmio - Empate
Internacional x Avaí - Internacional
Barueri x Palmeiras - Palmeiras
Paraná x Vasco - Paraná

Apostas do PVC

Flamengo x Atlético-PR - Flamengo
Coritiba x Goiás - Coritiba
Atlético-MG x Santo André - Atlético-MG
Santos x Corinthians - Santos
São Paulo x Cruzeiro - Empate
Naútico x Fluminense - Náutico
Botafogo x Sport - Botafogo
Vitória x Grêmio - Empate
Internacional x Avaí - Internacional
Barueri x Palmeiras - Palmeiras
Paraná x Vasco - Sem palpite

Classificação

PVC - 10 pts
Leandro - 8 pts

Vamos virar Leandro!

São Paulo dentro, Morumbi ainda não

Amanhã a Fifa vai divulgar as cidades sedes da Copa do Mundo de 2014. O colunista Ancelmo Gois, Do "O Globo", revelou que a Fifa já escolheu as 12 cidades e que já teve informação a elas. São as seguintes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Natal, Fortaleza, Recife, Salvador e Cuiabá.

Os respectivos estádios também já foram divulgados com as cidades. No caso da cidade de São Paulo, corre nos bastidores que os inspetores da Fifa não gostaram do projeto. Segundo o comite internacional, o Morumbi não é um estádio para a Copa. Talvez esse tenha sido o motivo de o comite ter adiado em um mês, a divulgação das cidades.

A Federação Paulista de Futebol (FPF), disse recentemente que teria um plano B em mãos, caso o Morumbi não fosse escolhido. Fato que irritou o presidente são paulino, Juvenal Juvêncio. O mandatário do tricolor está com relações cortadas com a FPF após o episódio de que o árbitro de um jogo do São Paulo, teria recebido ingressos para o show da cantora Madona no Morumbi, no fim do Campeonato Brasileiro de 2008.

Um "plano C" também corre por fora. Este projeto seria do Ministro dos Esportes, Orlando Silva. Amanhã será divulgada as sedes. Vamos esperar se sairá alguma notícia sobre isto, ou se o Morumbi será mesmo a casa do Estado de São Paulo.

O torcedor corintiano deve acompanhar de camarote este anúncio, já que qualquer arena que venha a ser construída na capital paulista, será transferida depois para o timão. Será?

Os maiores salários do Brasil

O jornal placar divulgou a lista com os maiores salários do Futebol brasileiro. O maior deles é fenomenal. Confira:

1°- Ronaldo* (Corinthians) = R$ 1.133.000
2°- Adriano** (Flamengo) = R$ 362.000
3°- Nilmar*** (Internacional) = R$ 360.000
4°- Fred (Fluminense) = R$ 350.000
5°- Leandro Amaral (Fluminense) = R$ 280.000
6°- Kléber (Cruzeiro) = R$ 280.000
7°- Thiago Neves (Fluminense) = R$ 270.000
8°- Edmílson (Palmeiras) = R$ 240.000
9°- Rogério Ceni (São Paulo) = R$230.000
10°- Washigton (São Paulo) = R$ 220.000
11°- Marcos**** (Palmeiras) = R$ 200.000
12°- D'Alessandro (Internacional) = R$ 200.000
13°- Léo (Santos) = R$ 200.000
14°- Fábio Costa (Santos) = R$ 200.000
15°- Lúcio Flávio (Santos) = R$ 185.000
16°- Kléber (Internacional) = R$ 180.000
17°- Maxi López (Grêmio) = R$ 180.000
18°- Souza (Corinthians) = R$ 175.000-
19°- Kléber Pereira (Santos) = R$ 174.000
20°- Fábio (Cruzeiro) = R$ 173.000
21°- William (Corinthians) = R$ 150.000
22°- Kléberson (Flamengo) = R$ 150.000
23°- Carlos Alberto (Vasco) = R$ 150.000
24°- Mozart (Palmeiras) = R$ 140.000
25°- Léo Moura (Flamengo) = R$ 130.000
26°- Acosta (Náutico) = R$ 125.000
27°- Keirrison (Palmeiras) = R$ 120.000
28°- Diego Souza (Palmeiras) = R$ 120.000
29°- Marcelinho Paraíba (Coritiba) = R$ 120.000
30°- Tcheco (Grêmio) = R$ 120.000
31°- Alex Mineiro (Grêmio) = R$ 120.000
32°- Souza (Grêmio) = R$ 120.000
33°- Fabão (Santos) = R$ 110.000
34°- Emerson (Flamengo) = R$ 110.000
35°- Obina (Palmeiras) = R$ 110.000
36°- Fabiano Eller (Santos) = R$ 100.000
37°- Diego Tardelli (Atlético-MG) = R$ 90.000
38°- Reinaldo (Botafogo) = R$ 90.000

*- (80% são valores do patrocínio da manga e calção)
**- (162 mil do Flamengo + % dos produtos da Olympikus)
***- (130 mil + um milhão de euros em parcelas anuais)
****- Pode chegar a R$ 300.000 dependendo do número de partidas jogadas .

http://placar.abril.com.br/

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Equilíbrio nos jogos de ida

Grandes jogos pela Libertadores e pela a Copa do Brasil. O Inter foi o time que conseguiu a melhor vantagem, mas tomou um gol em casa. Isto pode fazer a diferença, lembrando que o time não terá Nilmar e Kleber que estarão na seleção. Nilmar ainda será avaliado, já que saiu machucado de campo.

No outro jogo, os goleiros fizeram uma grande partida e evitaram mais gols. Empate de 1 a 1 que é bom para o timão, que joga pelo empate de 0 a 0 ou qualquer vitória. Contam com a Fiel Torcida também. O desfalque é André Santos que estará na seleção brasileira. Os jogos de volta acontecem na próxima quarta-feira.

Na Libertadores, o Grêmio empatou com o modesto Caracas em 1 a 1. A classificação está bem próxima. Mesma situação do Corinthians. O Cruzeiro venceu o São Paulo por 2 a 1. Com isso, o tricolor paulista joga por uma vitória de 1 a 0. Este jogo é complicado indicar um favorito. Mas vou com o São Paulo pela tradição.

Pena que os jogos de volta da Libertadores só acontecem daqui a três semanas. Até lá, muita ansiedade e jogos do Brasileirão para disputar. Será que da pra ficar com a cabeça no nacional, e esquecer a Libertadores por um tempo?

O Barcelona foi campeão merecidamente no jogo contra o Manchester United. Messi é o melhor do mundo, e o Barça é o primeiro time a conquistar a tríplice corroa. Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões. Será difícil alguém tirar o título de campeão mundial do melhor time do momento.

Relatório de Sustentabilidade é exemplo para clubes

O Corinthians divulgou nesta segunda-feira o seu primeiro relatório de sustentabilidade referente ao ano de 2008. O relatório é um arquivo institucional que tem como principal objetivo, expandir a marca Corinthians para empresas que queiram investir no clube. O documento que foi feito pela empresa Global Reporting Initiative (GRI), apresenta como o clube tem grande participação no mercado. Os grandes jogadores que atuaram pelo clube, o percentual da torcida corintiana nas devidas classes sociais, as ações administrativas e de marketing feitas pela nova diretoria, a estrutura e a história do clube, são alguns dos conteúdos do relatório.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção é o valor do time. A avaliação foi feita de acordo com os valores das cláusulas de rescisão dos jogadores. Segundo o relatório, o valor do time alvinegro é de 195 milhões de reais. O Corinthians tem hoje uma dívida de 97 milhões de reais, o que quer dizer que a venda de parte do elenco pagaria a dívida. Isto na teoria, porque na prática não é possível receber o verdadeiro valor dos jogadores nas respectivas vendas.

Bem, vamos ao principal, a sustentabilidade. Vejo em diversos debates na televisão, em blogs de comentaristas e de pessoas que acompanham sobre bastidores de futebol, que os times só conseguem se sustentar com a venda de jogadores. O relatório de sustentabilidade do Corinthians mostra que o clube teve um superávit de 12 milhões no futebol e de 10 milhões no clube social. Logo no ano em que o timão disputou a série B do Brasileiro. Isto não é tudo, o Corinthians não vendeu nenhum de seus jogadores considerados titulares.

No ano de 2007, a grande venda do Corinthians foi o meia Willian para o Shaktar, por 18 milhões de dólares, fechando o ano com 71 milhões de reais em receitas de venda de jogadores. No ano passado, o clube fechou com 26 milhões. O que mais chama atenção é que o clube teve superávit em 2008, mesmo tendo uma receita menor em transações de seus jogadores, coisa que o clube não tinha há anos.

Fugindo um pouco de 2008, vamos falar deste ano. O Corinthians está de volta a série A, contratou o Ronaldo, conseguiu as maiores cifras de patrocinadores do Brasil, renovou com a Nike também com as maiores cifras nacionais, o plano de sócio torcedor é sucesso absoluto, no começo do ano eram de 10 mil sócios e agora já alcançou 31 mil.

Tudo isto leva a crer que as receitas do Corinthians serão ainda maiores em 2009. Quer dizer então que o Corinthians não precisa vender seus jogadores para se sustentar? Isso mesmo. O que acontece é que o Corinthians ainda tem uma dívida de quase 100 milhões, e precisa investir para crescer ainda mais. Para isso, o time precisa vender jogadores. A diferença é que agora o clube vende pelo preço que ele quiser, como o São Paulo já faz há algum tempo. O clube não aceita qualquer esmola que ofereçam, valorizando o clube e seus jogadores.

Enfim, o Corinthians inovou com este relatório, como vem inovando com sua competente equipe de profissionais. O clube alcança o patamar de São Paulo e Internacional, que estão à frente dos demais em termos de administração. O Corinthians tem um potencial muito grande e se continuar neste caminho, poderá se tornar ainda mais conhecido no mundo. Ronaldo que o diga.

Para quem quiser ver o relatório, segue o link da página oficial do clube.
http://www.corinthians.com.br/upload/site/Relatorio%20de%20Sustentabilidade.pdf

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Que semana!

Terminada mais uma rodada do Brasileirão, algumas coisas mudaram, outras não. O Internacional ainda é o primeiro e o Coritiba o último. Os dois se enfrentam nesta quarta-feira pelas semi-finais da Copa do Brasil. Preciso falar o favorito? No outro jogo das semi-finais, o Corinthians que venceu o Barueri ontem com o time misto, enfrenta o Vasco que está logo atrás do coxa com a primeira colocação da série B. Neste jogo, um ligeiro favoritismo dos paulistas, que além de terem um time mais entrosado, decide em São Paulo o último jogo.

Palmeiras e São Paulo fizeram o clássico dos goleiros. Denis e Marcos pegaram até pensamento, e o jogo ficou no 0 a 0. Neste fim de semana eles iniciam os jogos das quartas-de-final da Libertadores. O Palmeiras recebe o Nacional-URU, enquanto o São Paulo vai a BH, para enfrentar o Cruzeiro. Vejo os paulistas como favoritos nesta fase, e até aposto numa final entre eles. Seria incrível ver um choque-rei na final da Libertadores. O Grêmio, que venceu o Botafogo, enfrenta o Caracas na Velezuela. Barbada para o tricolor.

Saindo do Brasil, teremos a final da UEFA Champions League nesta quarta-feira, entre Barcelona e Manchester. O duelo dos melhores times do mundo é imperdível para quem gosta de futebol. Messi ou Cristiano Ronaldo? Aposto no Manchester, mas torço para o Barça. No mais, teremos um jogaço.

Jason Button venceu em Monaco, o circuito mais badalado da F1. O inglês abriu 16 pontos para Rubens Barrichello, que chegou logo atrás do companheiro. A Ferrari melhorou e chegou em terceiro e quarto com Raikkonen e Massa respectivamente. O que começou disputado, parece ser previsível a esta altura do campeonato.

Começou também o Torneio de Roland Garros, realizado em Paris, França. Será que Nadal conseguirá o penta? Federer está disposto a conseguir seu primeiro título no torneio que ficou conhecido pelos brasileiros, pelos 3 títulos do Gustavo Kuerten. Quem leva?

Semana de semi-finais na NBB (Novo Basquete Brasil), a liga nacional do basquete brasileiro. Brasília enfrenta o Minas, enquanto o Flamengo duela com o Joinville. Os playoffs começam amanhã, dia 26/05.

Está será uma semana cheia de emoções. Haja coração!

O mundo pede passagem.

Vou começar um novo post no meu blog, desviando um pouco das notícias esportivas. "O mundo pede passagem", destaca fatos importantes que estão acontecendo no Brasil e no Mundo. Neste primeiro post, guerra e crianças sem família são os temas. O objetivo desta leitura é a conscientização do mundo para o ser humano. Espero que vocês gostem.

A Coreia do Norte anunciou hoje, que realizou teste nuclear, desafiando as normas adotadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o mundo, quanto ao desenvolvimento de bombas nucleares.
Países do mundo inteiro mostraram preocupação quanto a novas investidas dos asíaticos. O Conselho da ONU vai se reunir em Nova York para debater o assunto, e decidir quais serão as medidas adotadas.
Sobre isto, eu repudio qualquer ação, mesmo que para intimidar, em relação a criação de bombas atômicas. Os fatos ocorridos em Hiroshima chocaram o mundo inteiro. Foi considerado o maior ato de covardia da história. A Coreia do Norte disse que continuará realizando testes, caso os Estados Unidos continuem com sua "política de intimidação".
Não há nada de positivo nisto. A Coreia do Sul e o Japão são os mais ameaçados. Eles são próximos aos norte coreanos e poderiam ser as primeiras vítimas de um possível ataque. A Coreia do Norte está contra o mundo. A reunião que acontece em NY é de interesse para todos. Evitar a Guerra. Isto é o que todos queremos.

Hoje é Dia Nacional da Adoção, mas a situação dos nossos abrigos é preocupante. Existem muitas famílias que querem adotar crianças, mas a maioria preferem meninos brancos com até 2 anos de idade. Nos abrigos brasileiros, a maioria das crianças são negras e com mais de 5 anos de idade. Vou fazer um trabalho acadêmico sobre o assunto, e postarei aqui para vocês.

Boa semana para todos.