quarta-feira, 27 de maio de 2009

Relatório de Sustentabilidade é exemplo para clubes

O Corinthians divulgou nesta segunda-feira o seu primeiro relatório de sustentabilidade referente ao ano de 2008. O relatório é um arquivo institucional que tem como principal objetivo, expandir a marca Corinthians para empresas que queiram investir no clube. O documento que foi feito pela empresa Global Reporting Initiative (GRI), apresenta como o clube tem grande participação no mercado. Os grandes jogadores que atuaram pelo clube, o percentual da torcida corintiana nas devidas classes sociais, as ações administrativas e de marketing feitas pela nova diretoria, a estrutura e a história do clube, são alguns dos conteúdos do relatório.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção é o valor do time. A avaliação foi feita de acordo com os valores das cláusulas de rescisão dos jogadores. Segundo o relatório, o valor do time alvinegro é de 195 milhões de reais. O Corinthians tem hoje uma dívida de 97 milhões de reais, o que quer dizer que a venda de parte do elenco pagaria a dívida. Isto na teoria, porque na prática não é possível receber o verdadeiro valor dos jogadores nas respectivas vendas.

Bem, vamos ao principal, a sustentabilidade. Vejo em diversos debates na televisão, em blogs de comentaristas e de pessoas que acompanham sobre bastidores de futebol, que os times só conseguem se sustentar com a venda de jogadores. O relatório de sustentabilidade do Corinthians mostra que o clube teve um superávit de 12 milhões no futebol e de 10 milhões no clube social. Logo no ano em que o timão disputou a série B do Brasileiro. Isto não é tudo, o Corinthians não vendeu nenhum de seus jogadores considerados titulares.

No ano de 2007, a grande venda do Corinthians foi o meia Willian para o Shaktar, por 18 milhões de dólares, fechando o ano com 71 milhões de reais em receitas de venda de jogadores. No ano passado, o clube fechou com 26 milhões. O que mais chama atenção é que o clube teve superávit em 2008, mesmo tendo uma receita menor em transações de seus jogadores, coisa que o clube não tinha há anos.

Fugindo um pouco de 2008, vamos falar deste ano. O Corinthians está de volta a série A, contratou o Ronaldo, conseguiu as maiores cifras de patrocinadores do Brasil, renovou com a Nike também com as maiores cifras nacionais, o plano de sócio torcedor é sucesso absoluto, no começo do ano eram de 10 mil sócios e agora já alcançou 31 mil.

Tudo isto leva a crer que as receitas do Corinthians serão ainda maiores em 2009. Quer dizer então que o Corinthians não precisa vender seus jogadores para se sustentar? Isso mesmo. O que acontece é que o Corinthians ainda tem uma dívida de quase 100 milhões, e precisa investir para crescer ainda mais. Para isso, o time precisa vender jogadores. A diferença é que agora o clube vende pelo preço que ele quiser, como o São Paulo já faz há algum tempo. O clube não aceita qualquer esmola que ofereçam, valorizando o clube e seus jogadores.

Enfim, o Corinthians inovou com este relatório, como vem inovando com sua competente equipe de profissionais. O clube alcança o patamar de São Paulo e Internacional, que estão à frente dos demais em termos de administração. O Corinthians tem um potencial muito grande e se continuar neste caminho, poderá se tornar ainda mais conhecido no mundo. Ronaldo que o diga.

Para quem quiser ver o relatório, segue o link da página oficial do clube.
http://www.corinthians.com.br/upload/site/Relatorio%20de%20Sustentabilidade.pdf

Nenhum comentário: