quinta-feira, 18 de junho de 2009

Adeus Paulistas!

É isso mesmo. Os dois times paulistas que eram favoritos a chegar a final da Copa Libertadores estão eliminados. O Palmeiras saiu ontem para o modesto Nacional do Uruguai e o São Paulo não jogou nada contra o forte Cruzeiro. Esperava muito mais destes times, até pela boa campanha de ambos no estadual.

No time de Parque Antartica, a situação é a mais dramática. O técnico Wanderley Luxemburgo vem sendo criticado pela torcida palestrina a muito tempo, e uma eliminação como essa é a ponta do "iceberg" para o treinador sair do time. Os dirigentes do clube bancam a sua permanência, mas se o Palmeiras cair de rendimento no Brasileiro, no qual ele ocupa a terceira colocação, Luxemburgo pode sair antes do fim do contrato no final do ano.

Já pelo lado do Morumbi, uma história parecida com a dos últimos anos. São Paulo eliminado por um time brasileiro na Libertadores. Foi assim de 2006 a 2009 com Internacional, Grêmio, Fluminense e agora Cruzeiro, respectivamente. O São Paulo está na décima-segunda colocação no Brasileiro, mas apenas a quatro pontos do Palmeiras e a sete do lider Atlético-MG. Para um time que já tirou doze pontos no ano passado e se sagrou tricampeão, os sete atuais não é nada. Resta saber se o São Paulo encontrará motivação para o tetracampeonato seguido. Não duvidem da reação tricolor.

Pelo menos um time brasileiro estará na final da Libertadores 2009. Apesar do São Paulo ser o maior ganhador da Libertadores no Brasil com três títulos, os clubes mais copeiros do Brasil são justamente os semifinalistas deste ano. Cruzeiro e Grêmio possuem duas Libertadores cada, mas são os times com mais títulos na Copa do Brasil com quatro títulos para cada lado. O tricolor nunca venceu o torneio nacional.

A Libertadores é a grande oportunidade para o desempate desta disputa. Não vejo favorito para essa disputa. O Cruzeiro vem jogando um pouco melhor que o Grêmio, mas como os gaúchos jogam o último jogo no sul, tudo fica muito igual. O vencedor deste duelo também é favorito ao título. Na outra chave, Estudiantes e Nacional são mais fracos que os brasileiros. Se fosse dar um palpite, a final seria Cruzeiro e Estudiantes. O campeão? Brasil, é claro.

PS: Na última final entre brasileiros e argentinos, o Boca venceu o Grêmio em 2007 com show de Riquelme.

Um comentário:

Renan Esteves disse...

Na minha opinião vai dar Gremio e Estudiantes. O Gremio pela tradição, força e por ter um bom técnico e jogadores experientes como Sousa e Max Lopes. Enquanto que os Argentinos tem Veron. Detalhe: dos cinco jogos na Argetina, os Pinchas venceram todos, inclusive contra o Cruzeiro: 4 a 0. Enfim, se der Cruzeiro e Estudiates, os Argetinos vão ser campeões!