terça-feira, 3 de novembro de 2009

“A Record não escolhe candidato”, diz Azenha

Em Palestra no IESB, Luis Carlos Azenha fala sobre a blogosfera e os motivos pelo qual saiu da Globo

Na semana entre 26 e 30 de outubro, a Escola Livre de Jornalismo e o IESB (Instituto de Ensino Superior de Brasília), realizaram um ciclo de palestra na faculdade sobre o grande crescimento dos blogs e a importância deles para a mídia. Entre os palestrantes, jornalistas conceituados e com blogs com milhares de acessos diários como Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Viana e Marco Weissheimer.

Na palestra de Luiz Carlos Azenha, na terça-feira (27), o jornalista contou sua trajetória e os motivos que o levou a criar o blog. Durante a passagem pela Rede Globo entre 2001 e 2006, Azenha trabalhava como correspondente internacional em Nova York. Ele tinha 40 segundos na emissora para transmitir sobre economia e política na emissora. Com tempo disponível, Azenha decidiu criar um blog próprio.

Mas o blog de Azenha não teve sucesso logo de início. Durante as eleições de 2006, Azenha percebeu que diversas matérias transmitidas pela Globo eram contra o governo atual e a favor da oposição. Ao ficar sabendo que a Globo não pretendia transmitir uma gravação sobre o “Escândalo das Ambulâncias” que prejudicaria o candidato ao governo de São Paulo, José Serra (PSDB), o blogueiro recebeu a gravação e publicou no blog. Aquilo foi uma febre e os jornais que eram contra ou fingiam não saber do escândalo, publicaram a notícia.

Os interesses da mídia ficaram mais claros e muitos jornalistas criaram blogs para debater e esclarecer esses fatos na rede.

Azenha disse que os blogs estão tendo cada vez mais usuários acessando e que o blog dele já recebe mais visitas que portais de grandes revistas. Apesar disso, ainda não é possível ganhar dinheiro para viver apenas do blog. “O que eu recebo de propaganda no blog, apenas me permite pagar mais dois colegas que trabalham comigo”, falou o jornalista.

O blogueiro, porém, acredita que em um médio prazo, veremos muitos jornalistas vivendo apenas dos blogs. “Com o crescimento da audiência da blogosfera, os principais meios de comunicação perderão um pouco de influência e veremos grandes jornalistas trabalhando apenas para os blogs” ressaltou Azenha.

Sobre a escolha de mudar para a Rede Record, ele disse que foi pela liberdade. “A Record me deixa escolher pauta e escrever meu texto, além de não escolher candidato”, concluiu o palestrante.

Nenhum comentário: