segunda-feira, 13 de julho de 2009

Federer é mesmo o melhor?

Sei que depois deste tópico muitos vão querer minha cabeça. Talvez esteja exagerando, mas será mesmo que Roger Federer é o melhor tenista de todos os tempos? Comecei a acompanhar tênis quando nosso querido Gustavo Kuerten arrasava nas quadras do mundo inteiro e era conhecido como o novo príncipe de Roland Garros. Era encantador ver Guga jogar naquela época. Suas bolas de esquerda e no fundo da quadra eram precisas e matava com a chance do adversário pegá-las.

Naquela época o tênis virou febre no Brasil. Eu ainda menino com meus 12 anos de idade, gostava apenas de futebol, assim como a maioria dos garotos de minha idade. Guga virou ídolo nacional, superando boleiros da época como Ronaldo, Romário e Taffarel.

Mas voltando ao assunto principal. Hoje temos como melhores tenistas Federer e Nadal. O suiço ganhou recentemente o principal torneio de tênis do mundo, Wimbledon que é realizado na Inglaterra. Nadal não participou pois não estava em condições de jogar devido a uma lesão no joelho. Os dois melhores tenistas do mundo fizeram a final do torneio em 2008 com vitória do espanhol.

No meu ponto de vista, Federer é o maior sacador entre os tenistas e joga um bom tênis quando os tenistas estão trocando bolas. Já Nadal é o contrário, não tem um saque dos melhores, mas é o melhor na troca de bolas.

Para você vencer um jogo de tênis, basta você garantir o seu serviço e tentar a sorte, ou realmente ser bom para vencer no saque do adversário. Federer faz a primeira opção. Ele tem um saque incrível, além do mais, o índice de erros do suiço é muito pouco, tornando-o quase invencível quando em boa forma.

Já Nadal é o cara do tênis bonito, aquele que gostamos de ver, com jogadas mágicas e uma vontade insaciável. O espanhol sempre joga no limite, fato que pode fazer com que sua carreira termine mais rápido devido a lesões. Uma pena, pois para mim, Rafa Nadal é o melhor tenista que já vi em quadra. Federer faz o seu serviço, literalmente.

Um comentário:

Renan Esteves disse...

Como voce falou, o Federer é apenas eficiente, mas ganh título. Ás vezes, os tenistas são reconhecidos pelos títlos que conquistaram, e não pela disposição e raça que tem. Temos grandes tenistas como Sanpras, Bjorn Borg, McEnroe, Jim Courrier, entre outros. Mas Federer já garantiu seu espaço na galeria dos grandes campeões. Quanto a Nadal, ele e Guga são dois exemplos claros de garra e disposição,e que pelo desgaste físico acaba ficando no meio do caminho.