quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dale campeón Estudiantes

Estava olhando na internet após a final da Libertadores, e encontrei no blog do Risek, tudo que queria dizer. Sem mais nem menos. Confira:

Os argentinos ganharam as últimas cinco finais que disputaram contra times brasileiros. E, detalhe, com a batalha final sempre disputada aqui…

Em 1994, o Velez bateu o São Paulo. O Boca Juniores fez a festa três vezes: contra Palmeiras (2000), Santos (2003) e Grêmio (2007). Agora, foi a vez dos Estudiantes no Mineirão.

Ao longo da história, os times argentinos venceram 9 das 12 finais que já disputaram contra times brasileiros na Libertadores.

Eles são melhores? É claro que não – o Brasil ainda tem os melhores jogadores e o Cruzeiro claramente era (um pouco) superior aos Estudiantes.

Mas os (times) argentinos têm uma frieza que os brasileiros não têm.

Jogam fora de casa sem nenhum problema. Levam um gol e tudo continua igual do lado de lá. Sofreram 1 x 0 do Cruzeiro aos 6 minutos do segundo tempo. Empataram cinco minutos depois. E aí, quem sentiu o golpe? O time brasileiro. É clichê. A TV começa a mostrar aquelas imagens de torcedor desesperado na arquibancada, o time brasileiro vai ficando nervoso e ansioso. E murcha…

O argentino, na competência e na frieza, vence.

As causas desse insuportável complexo de vira-lata, eu não sei – e nem vou me arriscar a fazer uma análise barata. É apenas uma constatação. Histórica.

Como também foi impossível não notar que, taticamente, o Estudiantes foi impecável. Anulou (ou seria aniquilou?) os melhores jogadores do Cruzeiro de maneira constrangedora nestas finais. Kleber não pegou na bola. E Verón fez picadinho de Ramires, contrariando minhas expectativas de um post mais aí pra baixo…

Começou descontando a cotovelado que levou na Argentina do Ramires logo aos 4 minutos de jogo (não é bonito, eu sei, mas merece registro). E depois, na bola e na experiência, não deixou o “príncipe etíope” andar em campo. Como se não bastasse, participou dos dois gols dos gringos.

Não acho que Verón seja esse craque muitos acreditam ser. Mas é inegável que seja um grande jogador. O título tem a cara dele.

Eles mereceram…

Do blog do André Rizek; http://colunas.globoesporte.com/primeiramao

Ps: O último time brasileiro que ganhou uma Libertadores contra um argentino na final foi o São Paulo em 1992, contra o Newell's Old Boys, time de pouca expressão do futebol argentino.

Nenhum comentário: