sexta-feira, 10 de julho de 2009

O sucesso mineiro x decepção porto alegrense

Nos últimos posts, escrevi sobre uma provável semana de luto no futebol gaúcho e sobre o ano celestial do Cruzeiro. Fatos que se confirmaram nos jogos que sucederão aos posts. Desta vez venho falar sobre o comparativo entre dois estados fortes no futebol brasileiro, mas que não estão na grande mídia Rio-São Paulo.

É inevitável falar que pelo menos nas últimas semanas, o torcedor mineiro tem motivos de sobra para rir a toa, o cruzeirense então, nem se fala. As equipes de BH estão em uma de suas melhores fases depois da virada do século. Disputar uma final de Libertadores como favorito, eliminando times tradicionais como São Paulo e Grêmio, deixam o título do Cruzeiro contra o Estudiantes de forma mais do que justa.

No galo mineiro, a situação também é de extrema felicidade. O time vem revezando a liderança do BR09 com o Internacional e conta com um elenco que mistura raça e técnica. Desde do século passado, quando o Atlético chegou a disputar uma final do Brasileiro em 1999, o time colecionou campanhas irregulares e chegou a cair para a segunda divisão em 2005. A campanha atual faz o torcedor ter esperanças para o bicampeonato.

O Emerson Gonçalves, do portal global, já disse que o Brasileiro tem quatro turnos. O pré janela, o durante a janela, o pós janela e o de fim de temporada. Terminamos aqui o primeiro dos turnos. A porteira está aberta para todos. Neste segundo turno, além perder jogadores, os times passam a jogar duas vezes por semana. Creio que este é o turno que decide quem vai brigar e quem vai cair. Acabou a Libertadores e a Copa do Brasil, o principal campeonato nacional é prioridade para todos. Já ouvi dizer que os mineiros devem perder jogadores importantes. No Cruzeiro, além de Ramires, já negociado, o gladiador Kléber pode sair também. No Atlético, o zagueiro Leandro Almeida está de malas prontas e o próximo pode ser Diego Tardelli. A janela que é o maior pesadelo para os clubes brasileiros (tirando a "boa" receita recebida), pode ser ainda mais dura com os mineiros no segundo semestre.

Mais abaixo no território brasileiro, no sul porto alegrense, Internacional e Grêmio tentam se recuperar de ressacas que machucaram o torcedor gaúcho. No Inter, foram duas. Perder a Copa do Brasil e a Recopa Sulamericana no período de 8 dias pode abalar o atual líder do BR09. A sombra de Muricy Ramalho atormenta o técnico Tite, que já começa a ser contestado pela torcida. O ex-treinador do São Paulo tricampeão brasileiro é idolatrado no Beira-Rio, tendo que a qualquer deslize no clube, Tite possa viver o verdadeiro inferno prometido ao Corinthians em Porto Alegre.

No Grêmio, o clima ainda parece sob controle. Apesar da eliminação, treinador, jogadores e torcedores parecem ter boa relação. No ano passado, o Grêmio liderou durante boa parte o BR08, mas o técnico Celso Roth foi criticado durante toda a campanha, principalmente depois de perder o primeiro lugar para o São Paulo. O que acontecerá se o time não chegar entre os primeiros, ou ao G4? Caso a maré não favoreça os gaúchos, o Rio Grande pode virar um inferno em vermelho e azul.

Mas qual é o estado mais vitorioso? Minas Gerais ou Rio Grande Sul? No geral, os gaúchos têm um curriculum mais vitorioso, mas se levarmos em conta os títulos conquistados no século atual, caso o Cruzeiro conquiste a Libertadores e o Mundial este ano, os mineiros ficam na frente, levando em conta como critério de desempate, os títulos de mais expressão; confira os títulos:

Atlético-MG

1 Brasileiro (71)
2 Comenmbol (92 e 97)

Cruzeiro

2 Libertadores (76 e 97)
2 Super Copa Libertadores (91 e 92)
1 Recopa Sulamericana (98)
1 Brasileiro (2003)
4 Copas do Brasil (93, 96, 2000 e 2003)
1 Taça Brasil

Grêmio

1 Mundial Interclubes (83)
2 Libertadores (83 e 95)
1 Recopa Sulamericana (96)
2 Brasileiro (81 e 96)
4 Copa do Brasil (89, 93, 97 e 2001)

Internacional

1 Mundial Interclubes (2006)
1 Libertadores (2006)
1 Sul Americana (2008)
1 Recopa Sulamericana (2007)
3 Brasileiro (75, 76 e 79)
1 Copa do Brasil (92)

Bom fim de semana a todos.

Um comentário:

Renan Esteves disse...

Advinha quem é o técnico do Galo? Celso Roth. O Atlético é cavalo Paraguaio, mas não deixa de ser surpresa se Roth classificá-los para a Libertadores de 2010. O Brasileirão só será decidido mesmo é a partir das rodadas de meio de semana, em que não teremos mais a disputa da Libertadores e que todos terão igualdade em disputar o título.