quinta-feira, 14 de maio de 2009

O time do milhão

O Corinthians venceu o Fluminense ontem no Pacaembu por 1 a 0, gol de Dentinho. Este foi o quarto jogo seguido do timão no estádio em duas semanas. Apesar da pouca capacidade da arena, o Timão conseguiu arrecadar nos quatro jogos, nada menos que R$ 4.577.703,00. Uma média de R$ 1.144.425,00 por jogo.

Para os dirigentes corintianos, o salto nas arrecadações dos jogos é resultado do projeto de sócio torcedor do clube e o grande desempenho do time na temporada.

O clube aumentou os valores dos ingressos em todos os setores do estádio para o Campeonato Brasileiro e o restante da Copa do Brasil. Muitos torcedores reclamaram devido ao segundo aumento dos bilhetes em menos de 5 meses.

O presidente corintiano, Andres Sanches, disse que o aumento é necessário para manter o time competitivo. O mandatário alvinegro também disse que em breve, o Corinthians não venderá mais ingressos pelas bilheterias porque os sócios podem adquirir seus ingressos antecipadamente pela internet, e pelos postos autorizados do clube.

Vamos aos pontos:

O plano de sócio torcedor do Corinthians é muito vantajoso em termos financeiros para o clube. Neste primeiro momento, o clube está em fase de captação de sócios. As finais do Campeonato Paulista deram alerta ao torcedor de que se ele não se associar, dificilmente vai conseguir ingressos para jogos decisivos.

Com a entrada de um número considerado de sócios, o clube aumenta o valor dos ingressos, como aconteceu agora com o início do Brasileirão. Quem é sócio torcedor, apesar do aumento, vai ter o seu desconto e a comodidade na compra dos bilhetes. Já o torcedor comum, vai sentir ainda mais no bolso. Além disso, vai correr o risco de enfrentar filas e ficar sem ingresso.

Resultado disto; A entrada de mais sócios.

Na Europa, acontece algo parecido. Na maioria dos jogos e nos clássicos principalmente, os sócios adquirem todos os ingressos. É comum por lá, os torcedores comprarem todos os ingressos da temporada de uma só vez, ou pagando um carne mensal.

E para aqueles que reclamam de cambistas, é normal vermos os sócios vendendo seus ingressos por valores mais altos nos estádios.

Enfim, o Corinthians faz um ótimo trabalho com seu plano de sócio torcedor. Creio que ele é mais elaborado do que o de times que já trabalham com esses projetos a mais tempo como São Paulo e Internacional.

Se classificar para a Libertadores de 2010, o número de sócios aumentará e os cofres corintianos vão ficar igual ao astro Ronaldo, bem fofinhos.

Um comentário:

Renan Esteves disse...

Primeiro ponto: isso é relativo. O Inter, por exemplo, faz uma grande gestão nesse ponto. Mas com esse sócio torcedor, os cofres enchem de grana. Mas esse dinheiro tambem tem que ser revertido para pagar as contas que o clube deve- e que não são nada pequenas! O Fluminense iniciou esse projeto, mas só visou lucro a curto prazo e se ferrou. É um ótimo começo, principalmente para o futebol brasileiro.
Segundo ponto: cerca de 50.000 torcedores assistiram ao jogo entre Flamengo e Inter. Imagine isso em Sampa? Morram de inveja! Acho que se tivessem utilizado o Morumbi, poderia ter lotado bem mais! Ai a Série C tá chegando com cobertura completa do Futebol Interior, e não se esqueça de acessar o site da trivela: www.trivela.com. É isso aí e até mais!