Esta quarta-feira foi muito boa para o futebol brasileiro. O Palmeiras venceu um jogo muito difícil conta o Colo-Colo do Chile em um jogo espectacular. Vitória aos 42 minutos do segundo tempo, com um jogador a menos. Resultado que classifica o alviverde em segundo lugar no grupo, e da um animo a equipe na segunda fase. Fato parecido aconteceu na Libertadores de 2006, quando o Corinthians foi ao Chile enfrentar o Universidade do Chile e conseguiu uma vitória por 3 a 2 com dois jogadores a menos. Destaque para o craque Nilmar, que fez uma grande partida, marcando dois gols.
Com o final da primeira fase, todos os cinco times brasileiros se classificaram. Ou seja, praticamente 1/3 dos times da segunda fase. Para se ter uma ideia, classificaram apenas dois times argentinos. Isto mostra a superioridade e o melhor momento vivido pelo futebol brasileiro atualmente, que durante muitos anos, ficou atrás dos hermanos e dos uruguaios. A chegada de grandes jogadores como Ronaldo e Adriano no Corinthians e no Flamengo, mostra que o futebol brasileiro está evoluindo.
A crise económica mundial, afetou muito os países estrangeiros, assim como o futebol. O Brasil é um dos países menos afetados pela crise. O fator "crise" é tão grande no futebol, que vemos times tradicionais na Libertadores como River Plate, Peñarol, Cerro Porteño e outros, montando times mediocres. A crise afetou e muito os times sul-americanos.
Nunca na história deste país, o futebol brasileiro esteve tão a frente dos hermanos. Com a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, esta diferença pode ser ainda maior. A modernização dos estádios e a valorização dos torneios, vão fazer os clubes brasileiros darem um salto econômico.
Fazendo uma comparação com a Champions League, podemos dizer que os brasileiros estão na Libertadores, assim como os ingleses estão no torneio europeu. Nas últimas edições do torneio, os ingleses têm chegado as finais frequentemente.
Para esta Libertadores, eu aposto numa semi-final com dois ou três brasileiros. Isto vai depender dos cruzamentos. Se depender das campanhas na primeira fase, isto está muito próximo de acontecer.
Obrigado, LANCE! Por tudo e por todos
Há 9 anos